XIX ENCONTRO DE GESTORES CALABRIANOS 2024 | SUSTENTABILIDADE E PROVIDÊNCIA NA OBRA

Mais uma vez fomos agraciados por um frutuoso Encontro de Gestores com o tema Sustentabilidade e Providência na Obra. Sem sombra de dúvida, a temática abordada neste ano foi uma ressonância da fala do Casante, padre Massimiliano Parrella, no Encontro de Gestores de 2023. Ele afirmava: "Daqui para frente a Gestão Calabriana deve ser pautada pela busca incessante da justiça, da paz e o pelo cuidado com a nossa casa comum".

O encontro aconteceu dia 6 de agosto no Auditório São José Operário, (espaço situado no complexo do CESJO - Cidade Operária), que estava devidamente ornamentado em ambientado para receber o Conselho da Delegação dos Pobres Servos, bem com os demais participantes.

Éramos 54 pessoas - coordenações e equipes técnicas dos diversos serviços do CESJO e LAR CALÁBRIA, membros do Conselho da Paróquia Mãe da Divina Providência, Irmãos Externos e Leigos Calabrianos.

O encontro começou no horário previsto e foi precedido por um momento de mística e espiritualidade animado pelo Serviço de Animação Pastoral. Rezamos em comunhão com os quatro elementos da natureza.

A abertura do encontro contou com uma breve palavra de acolhida do Padre Sander Patalo, Diretor Geral do CESJO e do Padre Jaime Bernardi, Delegado dos Pobres Servos. Em seguida, a professora Maria Grazia Ardissone, através de uma videoconferência ministrou a primeira palestra do encontro: Carisma e Sustentabilidade.

Diante de tudo que a Prof.ª Maria Grazia falou retiramos como substrato suas palavras iniciais: "Cuidado, quando se fala em sustentabilidade não basta referir-se apenas ao aspecto econômico-financeiro. É preciso ampliar o olhar, abraçando desafios coletivos".

O Ir. Sílvio nos agraciou com a segunda palestra do encontro: Sustentabilidade e Carisma na Obra. Com o seu jeito imperativo e ao mesmo interativo, nos alimentou com palavras seminais, a exemplo: "Para ser sustentável, uma instituição como a nossa, deve ser movida por motivações intrínsecas, isto é: ter uma espiritualidade interior mesmo na aridez da ocupação e gostar de pessoas".

O XIX Encontro de Gestores Calabrianos foi marcado por encontro e reencontro de pessoas numa atmosfera animada por músicas, danças e presença do elemento cultural do lugar. Finalizamos o encontro embalados pelas toadas e ritmos do Bumba meu boi do Maranhão.

 

Ir. Luiz Barros