RODA DE CONVERSA - ALUNOS CESJO

De 22 a 25 outubro aconteceram as Rodas de Conversas com os alunos e alunas do Centro de Ensino São José Operário. Os temas foram diferenciados: 1º e 2º a "Cultura do Encontro" - do virtual ao corpo a corpo: somos providência e 3º ano Projeto Vida.

O tema a "Cultura do Encontro" - do virtual ao corpo a corpo: somos providência, partiu da do livro "Como um Farol: comprometimento e transparência". Segundo o padre João Pilotti, um dos autores do livro, "a velocidade da vida e a correia invisibilizou pessoas, tornando-as anônimas. Nas cidades não há espaço para o reconhecimento e o encontro. As pessoas são mudas, frias, não se olham e não interagem. Ouvir uma saudação (um bom dia) é quase uma novidade".

Segundo Pilotti, "na cultura calabriana o outro nome da "cultura do encontro" chama-se "Providência" porque as pessoas que se encontram com Deus e vêm de encontro ao próximo tornam-se solidárias nas mais variadas formas, conforme o coração lhe inspirar".

O tema Projeto Vida trabalhado com os alunos e alunas do 3º ano, partiu do foto que eles e elas estão na reta final do ensino médio e precisam ter em mente os sonhos e projetos claros para um futuro que já começa agora.

As rodas contaram com a máxima participação dos alunos e alunas num ambiente descontraído e dinâmico.