OS NOSSOS OLHOS BRILHARAM

O título acima é decorrente de uma expressão etimológica utilizada por Gustavo Balbinot,[1] um dos assessores do Primeiro Encontro Nacional da Pastoral que aconteceu de 19 a 21 de abril do ano em curso. Enquanto ele nos ajudava a refletir sobre a dimensão da espiritualidade Calabriana pelo encantamento, respeitando a diversidade e crenças, disse: " O carisma tem o poder de fazer teus olhos brilharem " . E nos desafiou com a seguinte pergunta que também desafio a você que lê este texto. O que na Obra Calabriana faz teus olhos brilharem? Antes de ler o próximo parágrafo pense, reflita.

No primeiro dia do encontro após as partilhas de experiências da pastoral das diversas unidades da Obra Calabriana no Brasil, contamos com a presença do Ir. Sílvio,[2] onde inicialmente nos interpelou com o seguinte tema: "Cuidado! Pastorear é perigoso. A Pastoral Calabriana gera revolucionários " . Ao longo de sua exposição, nos fez adentramos no tema proposto a partir dos seguintes subtemas: 1. Os erros não são mais importantes que o caminho; 2. A Palavra de Deus e os conteúdos calabrianos, alimentos da caminhada; 3. Pastoral Calabriana, espelho de uma verdadeira cultura, que foge a todo tipo de rigidez, gera democracia e diversidade.

O nosso terceiro assessor foi o padre Rogério,[3] onde associou conteúdo e humor  na exposição do tema. Horizontes teológicos e metodológicos da Igreja Católica para a atuação pastoral nos diversos espaços sociais e educacionais.

Ele foi enfático: " faça tudo com gosto, com paixão, acreditando, se não, vocês serão como um picolé de chuchu ".

A partir da expressão acima faça a si mesmo a pergunta: na Obra Calabriana eu sou um picolé de cupuaçu, bacuri... ou um picolé de chuchu? 

O último dia do encontro foi destinado à elaboração de diretrizes e linhas de ação comuns para o Serviço de Pastoral Calabriana no Setor Social na Delegação. A partir das experiências pastorais nas diversas unidades e das provocações dos assessores, construímos coletivamente um texto/documento onde prioriza os seguintes pontos: 1. Rosto; 2. Horizontes; 3. Trilhas.

O documento será apresentado ao Conselho da Delegação dos Pobres Servos no Brasil, onde será revisado e passará pelo processo de aprovação. A sugestão é que o Conselho crie uma Equipe Nacional de Pastoral para viabilizar as aplicações práticas das diretrizes e linhas de ação comum do Serviço de Pastoral Calabriana no Setor Social na Delegação.

Concluindo

O amor é o destino da Pastoral Calabriana, e que por isso sempre havermos de " cultivar a confiança na Providência Divina junto com os pobres, que nos faz artesões de uma 'cultura da providência' " .Não devemos perder esta dimensão, pois esta cultura da providência é o antidoto à cultura da indiferença, infelizmente tão difundida nas chamadas sociedades do bem-estar!?[4]



[1] Pobre Servo de coração e Coordenador da Pastoral Marista no Brasil.

[2] Pobre Servo da Divina Providência, membro do Conselho da Delegação e articulador do Projeto Político Pedagógico Calabriano.

[3] Referencial da Pastoral da Educação em Porto Alegre.

[4] PAPA FRANCISCO. Mensagem aos Capitulares da Família Calabriana. Vaticano, 30 de maio de 2022.