UNICEF E CESJO LANÇAM PROJETO PARA PREVENIR HIV EM ADOLESCENTES E JOVENS DE SÃO LUÍS

Será lançado nesta terça-feira (18) o projeto Viva Melhor Sabendo Jovem ? Novos Horizontes, iniciativa do Fundo da Nações Unidas para a Infância (UNICEF), executado pelo Centro Educacional e Social São José Operário (Cesjo), em parceria com a Prefeitura de São Luís. Esta é a 2ª fase do projeto na capital maranhense, voltado para jovens e adolescentes entre 15 e 24 anos, principalmente aqueles em maior vulnerabilidade da macrorregião da Cidade Operária. A programação conta com distribuição de preservativos e pocket show do artista ludovicense Ari Sousa. O evento é aberto ao público e acontece das 8h às 11h30, no Auditório do Cesjo, localizado na Avenida 203, nº 100 ? Cidade Operária.

O objetivo do Viva Melhor Sabendo Jovem ? Novos Horizontes é contribuir para prevenir à epidemia de HIV/AIDS e outras IST's. É um projeto que se denomina livre de preconceitos, que quer abraçar todas as expressões juvenis, independente de gênero, classe, etnia, orientação sexual ou credos religiosos. Nele pretende-se aumentar as ações de testagem e diagnóstico do HIV e outras IST e vincular os casos diagnosticados ao tratamento, manter o tratamento continuado dos casos de HIV e tratar adequadamente os casos de sífilis, e implementar ações de Prevenção Combinada para diminuir novas infecções.

É protagonizado por jovens de mais de 20 bairros que compõem a macrorregião, sendo eles: Apaco, Cidade Olímpica, Cidade Operária, Conjunto Alexandra Tavares, Geniparana, Jardim América, Jardim das Palmeiras, Recanto dos Pássaros, Recanto dos Signos, Residencial Ilhéus, Residencial Ivaldo Rodrigues, Residencial Nestor, Residencial Nice Lobão, Residencial José Reinaldo Tavares, Residencial Tiradentes, Santa Clara, Santa Efigênia, Vila América, Vila Janaína e Vila Riod. Estes se tornarão mobilizadores sociais para atuar em toda cidade, em especial na região onde moram e bairros vizinhos como Tirirical, Jardim São Cristóvão, Maiobinha, Vila Flamengo e Vila Cafeteira.

Para atingir o impacto social esperado, o projeto tem realizado articulações no território de atuação, com capacitações e sensibilização de parceiros. O intuito é formar uma rede junto ao poder público e comunitário para criar estratégias no enfrentamento contra o avanço do HIV e outras ISTs, além da troca de experiências. A próxima etapa selecionará os jovens mobilizadores das comunidades locais que serão capacitados em temas como Prevenção e desestigmatização do HIV/Aids e outras ISTs, Sexualidade, Gêneros sexuais e comunidade LGBTQIA+, Resolução de conflitos intrafamiliares, Saúde mental, Uso abusivo de drogas, Enfrentamento ao racismo/homofobia/violência contra mulher, gravidez na adolescência, abordo, feminismo e violências.

Os mobilizadores serão multiplicadores que atuarão em locais de garantia dos direitos e controle social, como postos de saúde, escolas e outros espaços que ocupam, além de atuar em Hot Sports Itinerante em locais de grande concentração de pessoas, espaços de circulação pública, grupos comunitários, unidades de cumprimento de medidas socioeducativas, e outras organizações para tirar dúvidas, auxiliar o profissional da saúde na testagem de fluído oral, encaminhar e acompanhar o tratamento dos jovens diagnosticados nas ações do projeto, oferecer serviços de saúde a jovens e adolescentes para diminuir novas infecções de HIV e outras IST, assim como chamá-los para aderir ao VMSJ - Novos Horizontes.