ENCONTRO DE DELEGADOS

Padre Gilberto saiu do Brasil rumo a Itália no dia 01/03/2019 e retornará no dia 26/03/2019 para o Encontro de Delegados, que prevê a preparação para o próximo Capítulo.

Sua agenda será repleta de atividades.

Dos dias 06 a 12 de Março participou de exercícios espirituais orientados (Retiro) que foram realizados em San Zeno di Montagna na Casa Tabor (Irmãs Orsoline F. M. Immacolata) liderado por Sara Staffuzza e pela equipe do Centro Aletti em Roma. Participaram do retiro os Conselhos Gerais dos Pobres Servos e das Pobres Servas e os Delegados e responsáveis das Missões dos Pobres Servos.

No dia 06/03 foi publicada a seguinte notícia no site da Congregação na Itália:

"Como todos os anos os conselhos gerais dos Pobres Servos e Pobres Servas da Divina Providência, na Quarta-Feira de Cinzas, marcam não só o início do período de quaresma, mas também a semana dedicada aos exercícios espirituais. Este ano, juntamente com eles, há também os delegados das seis delegações e o chefe da missão no Quênia. Os exercícios estão sendo realizados em San Zeno di Montagna na Casa Tabor (Irmãs Orsoline F. M. Immacolata) liderada por Sara Staffuzza e pela equipe do Centro Aletti em Roma. Tema do exercício: Purifique a imagem do Senhor e reconcilie-se consigo mesmo e com Deus - 1ª semana inaciana. Acompanhemos nossos irmãos e irmãs nestes dias com oração e afeição, para que a escuta da Palavra se torne conversão e adesão ao plano de Deus para cada um deles e para toda a Obra."

No mesmo dia, ainda foi publicado:

"Foi uma Quarta-feira de Cinzas especial para a Ópera em San Zeno in Monte. De fato, a celebração do início da Quaresma foi presidida pelo Padre Caseiro Miguel Tofful com a participação como concelebrantes de alguns Delegados, que vieram a Verona em vista do encontro com o Conselho Geral a ser realizado nos próximos dias. Em particular, havia o Padre Gilberto Bertolini (Aparecida), o Padre Fernando Speranza (Inmaculada), o Padre Timóteo Hamuyela (Mama Muxima) e o Padre Rey Olan (Maria Mãe dos Pobres). O irmão Olinto Bet, chefe da Missão São José no Quênia, também esteve presente na missa. Também houve Madre Lucia Bressan e o Conselho Geral das Irmãs Pobres Servas."

Dos dias 12 a 15 de março, o III Encontro dos Delegados e Responsáveis das missões do sexênio em São Zeno ao Monte contou com a seguinte programação:

12 de março - Tarde - Reunião dos Conselhos Gerais dos Pobres Servos e das Pobres Servas e Delegados;

13 de março - Manhã - Formação com o Pe. Giuseppe Tacconi com os temas Metodologia sinodal: família calabriana e participação ativa ao Capítulo na busca da identidade: reler o carisma fundacional frente aos desafios dos tempos atuais: entre memória e profecia. Tarde - trabalho de grupo;

14 de março - Manhã - Formação com Pe. Stefano Defraia com os temas: "Em busca da identidade: reler o carisma fundacional frente aos desafios dos tempos atuais: entre memória e profecia." Tarde - trabalho de grupo;

Dia 15 de março - Visita a Marano Lagunare, Santa Missa na Paróquia e passeio organizado pelos ex-alunos.

No dia 12/03 a publicação no site da Congregação foi a seguinte:

"Os exercícios espirituais dos Conselhos gerais dos irmãos e irmãs foram concluídos hoje em conjunto com os delegados e os responsáveis pela missão dos funcionários pobres. A partir de amanhã começará em San Zeno in Monte a reunião de Delegados com o Conselho para começar a lançar as bases para o Capítulo Geral da Congregação, a ser realizado na primavera de 2020."

Dos dias 16 a 23 de março, Pe. Miguel, Pe. Timóteo e Pe. Gilberto visitarão a diocese de Bafatá em Guiné-Bissau à convite de seu primeiro e atual Bispo Dom Pedro Carlos Zilli, PIME. Dom Zilli é natural de Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo, Brasil.