Centro Educacional e Social São José Operário

O Centro Educacional e Social São José Operário (CESJO) foi fundado em 10 de fevereiro de 1988. É mantido pelo Instituto Pobres Servos da Divina Providência, entidade católica sem fins lucrativos que chegou ao Brasil em 1961, e no Maranhão em 1983.

O primeiro trabalho do Instituto em São Luís foi o Lar do Menor Dom Calábria, que acolhia crianças em situação de rua. Em 1988, o CESJO foi fundado no bairro da Cidade Operária, sendo a primeira escola da comunidade e enterrou, como forma de oferecer acolhida e oportunidade de Educação e Profissionalização a jovens em situação de vulnerabilidade e risco social. Em 2007, o CESJO deu início ao atendimento de Reabilitação, Capacitação e Inclusão de Pessoas com Deficiência por meio do Projeto Ariane, que oferecia cursos profissionalizantes e atendimento clínico e psicossocial. 

A partir de 2013, o Lar Calábria passou a funcionar diretamente vinculado ao Núcleo de Acolhimento do CESJO, e recebe crianças e adolescentes em cinco Casas-Lares. Em 2014 o CESJO passa a oferecer atendimento especializado a pessoas com deficiência através do Centro Dia de Referência da Pessoa com Deficiência e suas famílias.