Notícias

SESSÃO DE CINEMA

Pipoca, refrigerante, cachorro quente, um lugar aconchegante... Foi assim, a manhã que tivemos ontem (28/03), em vários momentos repletos de emoções! Uma sessão de cinema, pra lá de animada, em que o Instituto Pobres Servos da Divina Providência (CESJO e Lar Calábria) teve a oportunidade de prestigiar o trabalho dos artistas maranhenses assistindo o filme  "Muleque Té Doido - mais doido ainda".

E não foi só isso não! No meio do filme o inesperado aconteceu! Parte do elenco do filme apareceu bem no momento em que passava exatamente uma cena deles, e como num momento mágico, eles entraram na sala. Surpresa, alegria e muita emoção são apenas algumas das inúmeras reações vivenciadas por todas as crianças e pessoas com Deficiência acolhidas pelo Instituto. Em seguida, elenco e colaboradores da casa fizeram a visita em todos os setores do Instituto. E quem pensa que não foi emocionante, se enganou! Por onde passava, o elenco era recebido com surpresa e muita alegria, e logo após esse tour, o pessoal ainda participou de um lanche coletivo.

Após algumas breves falas e muitas fotos, a alegria estampada nos rosto de todo mundo foi a prova concreta de que a arte tem um papel fundamental na vida de todos! E veja só, a sétima arte: o cinema, GENUINAMENTE MARANHENSE!!!

Ficamos gratos com a SENSIBILIDADE e RESPEITO do pessoal do filme Muleque Té Doido e esperamos que cada vez mais esse grande sucesso Maranhense seja levado a todos os públicos! Só te digo uma coisa: MULEQUE, TÉ DOIDO? ESSE FILME É MASSA!!!!!

 

FOTOS: Werdson Barbosa

 

ENCONTRO DE DELEGADOS

Padre Gilberto saiu do Brasil rumo a Itália no dia 01/03/2019 e retornará no dia 26/03/2019 para o Encontro de Delegados, que prevê a preparação para o próximo Capítulo.

Sua agenda será repleta de atividades

Dos dias 06 a 12 de Março participou de exercícios espirituais orientados (Retiro) que foram realizados em San Zeno di Montagna na Casa Tabor (Irmãs Orsoline F. M. Immacolata) liderado por Sara Staffuzza e pela equipe do Centro Aletti em Roma. Participaram do retiro os Conselhos Gerais dos Pobres Servos e das Pobres Servas e os Delegados e responsáveis das Missões dos Pobres Servos.

No dia 06/03 foi publicada a seguinte notícia no site da Congregação na Itália:

"Como todos os anos os conselhos gerais dos Pobres Servos e Pobres Servas da Divina Providência, na Quarta-Feira de Cinzas, marcam não só o início do período de quaresma, mas também a semana dedicada aos exercícios espirituais. Este ano, juntamente com eles, há também os delegados das seis delegações e o chefe da missão no Quênia. Os exercícios estão sendo realizados em San Zeno di Montagna na Casa Tabor (Irmãs Orsoline F. M. Immacolata) liderada por Sara Staffuzza e pela equipe do Centro Aletti em Roma. Tema do exercício: Purifique a imagem do Senhor e reconcilie-se consigo mesmo e com Deus - 1ª semana inaciana. Acompanhemos nossos irmãos e irmãs nestes dias com oração e afeição, para que a escuta da Palavra se torne conversão e adesão ao plano de Deus para cada um deles e para toda a Obra."

No mesmo dia, ainda foi publicado:

"Foi uma Quarta-feira de Cinzas especial para a Ópera em San Zeno in Monte. De fato, a celebração do início da Quaresma foi presidida pelo Padre Caseiro Miguel Tofful com a participação como concelebrantes de alguns Delegados, que vieram a Verona em vista do encontro com o Conselho Geral a ser realizado nos próximos dias. Em particular, havia o Padre Gilberto Bertolini (Aparecida), o Padre Fernando Speranza (Inmaculada), o Padre Timóteo Hamuyela (Mama Muxima) e o Padre Rey Olan (Maria Mãe dos Pobres). O irmão Olinto Bet, chefe da Missão São José no Quênia, também esteve presente na missa. Também houve Madre Lucia Bressan e o Conselho Geral das Irmãs Pobres Servas."

Dos dias 12 a 15 de março, o III Encontro dos Delegados e Responsáveis das missões do sexênio em São Zeno ao Monte contou com a seguinte programação:

12 de março - Tarde - Reunião dos Conselhos Gerais dos Pobres Servos e das Pobres Servas e Delegados;

13 de março - Manhã - Formação com o Pe. Giuseppe Tacconi com os temas Metodologia sinodal: família calabriana e participação ativa ao Capítulo na busca da identidade: reler o carisma fundacional frente aos desafios dos tempos atuais: entre memória e profecia. Tarde - trabalho de grupo;

14 de março - Manhã - Formação com Pe. Stefano Defraia com os temas: "Em busca da identidade: reler o carisma fundacional frente aos desafios dos tempos atuais: entre memória e profecia." Tarde - trabalho de grupo;

Dia 15 de março - Visita a Marano Lagunare, Santa Missa na Paróquia e passeio organizado pelos ex-alunos.

No dia 12/03 a publicação no site da Congregação foi a seguinte:

"Os exercícios espirituais dos Conselhos gerais dos irmãos e irmãs foram concluídos hoje em conjunto com os delegados e os responsáveis pela missão dos funcionários pobres. A partir de amanhã começará em San Zeno in Monte a reunião de Delegados com o Conselho para começar a lançar as bases para o Capítulo Geral da Congregação, a ser realizado na primavera de 2020."

Dos dias 16 a 23 de março, Pe. Miguel, Pe. Timóteo e Pe. Gilberto visitarão a diocese de Bafatá em Guiné-Bissau à convite de seu primeiro e atual Bispo Dom Pedro Carlos Zilli, PIME. Dom Zilli é natural de Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo, Brasil.

CENTRO DIA ADULTO E INFANTIL PARTICIPAM DE ENSAIO FOTOGRÁFICO

A beleza, a força e a coragem de mulheres retratadas através de um ensaio fotográfico em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. A proposta é uma iniciativa da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas). O ensaio, que foi acompanhado pela primeira-dama Camila Holanda, aconteceu no Palácio dos Leões e incluiu book e maquiagem contemplando 13 mulheres atendidas por programas sociais da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

O evento tem como finalidade resgatar a autoestima e mostrar o poder de superação das mulheres frente às condições adversas. O ensaio fotográfico mostra mulheres que carregam consigo histórias de vida marcadas por sacrifícios, lutas, superação, que encontraram forças para enfrentar todos os obstáculos e continuar seguindo em frente. A primeira-dama Camila Holanda pontuou a preocupação da gestão do prefeito Edivaldo em sempre proporcionar uma programação diferenciada às mulheres e classificou como muito valorosa e importante a ação da Semcas.

"O enfoque para este dia foi um alerta à sociedade pelo respeito às mulheres. Quanto mais iniciativas de conscientização, mais válida a data e reforça o seu significado. As mulheres que estão nesse evento foram cuidadas e tiveram um momento para si. O evento vem mostrar que elas têm valor, merecem ser cuidadas, amadas e respeitadas. Parabenizamos todas as mulheres maranhenses e que não percam a esperança de dias melhores", disse a primeira-dama.

A titular da Semcas, Andréia Lauande pontuou que este é um momento de resgate da autoestima das mulheres participantes, que elas querem flores, mas também respeito. "São mulheres que um dia tiveram sua dignidade ferida, que enfrentaram muitas barreiras e estão dando a volta por cima. Essa proposta do book fotográfico foi justamente para que possam se ver belas e fortes como elas são e levar essa lembrança para casa. Entendemos que elas precisavam de uma atividade diferenciada, de um momento para elas, de cuidado e de carinho", enfatiza.

PROGRAMAS

As fotografadas são mulheres atendidas e acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), oferecido nos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); pelo Serviço Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop); e dos Centros-Dia de Referência para Pessoa com Deficiência Adulta e o Infantil.

Uma dessas histórias é da autônoma Dilma Diniz Reis, que não mediu esforços ou limites para resgatar o filho do mundo das drogas. Hoje, apesar de todo o sofrimento, rompimento de relações familiares e ameaças que sofreu, ela se sente vitoriosa. Ela conta que começou a desconfiar do envolvimento do filho com as drogas quando ele tinha 14 anos. Ano passado o jovem se envolveu com uma traficante e ali começou sua batalha. Atuando como pastora em uma igreja, ela precisou deixar a função para salvar o filho.

Dilma buscou todos os meios para continuar lutando pelo filho. E foi justamente em uma unidade do Creas que recebeu orientações jurídico-sociais, auxílio psicológico, encaminhamento para o Sistema de Garantia de Direitos e acesso a outros serviços socioassistenciais. "Fui muito bem atendida nas unidades que busquei. Dois lugares maravilhosos, onde recebi todo auxílio das equipes. Se hoje consegui vencer essa batalha e livrar meu filho das drogas e de envolvimento com traficantes, também é graças a todo apoio que recebi", avaliou.

Edilene Soares, 45 anos, deixou tudo para cuidar do filho Felipe Gabriel, de dois anos, que tem microcefalia. O alento dela é a evolução positiva do filho, que agora, após os atendimentos no Centro-Dia Infantil, já demonstra estímulos que antes não possuía. "Hoje ele reconhece a nossa voz, sorri com nossas interações e está um menino forte, firme, resistente. Minha alegria é saber que ele, a cada dia, melhora e peço a Deus que me dê todas as forças para acompanhá-lo sempre. Meu filho é a minha benção, minha vida", diz ela. Edilene tem o apoio e companheirismo do marido, o vigilante Valdino Dutra, 51 anos, e do filho Lucas Vinícius, de sete anos.

A jovem Ana Paula Pinheiro, 23 anos, que possui deficiência intelectual, é atendida no Centro-Dia para Pessoa com Deficiência, o Centro-Dia Adulto, há três anos e estava feliz com o ensaio fotográfico. "Gostei muito. Me senti bonita. Foi um dia diferente para nós", disse. Ela é acompanhada pela mãe, a dona de casa Lucileide Costa, 45 anos, que avalia a evolução da filha como uma esperança. "Desde o início do tratamento ela está mais animada socialmente, melhorou o convívio familiar e está mais independente. Hoje vai sozinha ao centro, sendo que acompanho, mas ela já está mais independente de mim. Fique feliz com esse avanço. Hoje o dia é para ela", pontuou.

Após o ensaio, elas recebem um visual renovado, book eletrônico e registro impresso do ensaio fotográfico. O trabalho foi realizado pelo fotógrafo Evandro Filho e tem apoio da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) e a empresa Mary Kay.

 APOIO E ASSISTÊNCIA

O Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), oferecido nos Creas, promovem o atendimento e acompanhamento para famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados, dentre as quais as mulheres vítimas de violência.

Em 2018, os Creas das áreas Centro, Cidade Operária, Coroadinho, Sol e Mar e Itaqui-Bacanga realizaram o acompanhamento de mais de 228 casos de mulheres em situação de violação de direitos. A maioria dos casos envolvendo violência sexual, física, moral, doméstica, psicológica, patrimonial e negligência.

Fonte: http://agenciasaoluis.com.br/noticia

MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA QUARESMA 2019

Na última terça-feira (26) o Vaticano divulgou a Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma de 2019, na qual ele oferece algumas propostas de reflexão, como caminho de conversão na próxima Quaresma.

 

"A criação encontra-se em expetativa ansiosa, 

aguardando a revelação dos filhos de Deus" (Rm 8, 19)

 
Queridos irmãos e irmãs!
 
Todos os anos, por meio da Mãe Igreja, Deus "concede aos seus fiéis a graça de se prepararem, na alegria do coração purificado, para celebrar as festas pascais, a fim de que (...), participando nos mistérios da renovação cristã, alcancem a plenitude da filiação divina" (Prefácio I da Quaresma). Assim, de Páscoa em Páscoa, podemos caminhar para a realização da salvação que já recebemos, graças ao mistério pascal de Cristo: "De facto, foi na esperança que fomos salvos" (Rm 8, 24). Este mistério de salvação, já operante em nós durante a vida terrena, é um processo dinâmico que abrange também a história e toda a criação. São Paulo chega a dizer: "Até a criação se encontra em expetativa ansiosa, aguardando a revelação dos filhos de Deus" (Rm 8, 19). Nesta perspetiva, gostaria de oferecer algumas propostas de reflexão, que acompanhem o nosso caminho de conversão na próxima Quaresma.
 
1. A redenção da criação
 
A celebração do Tríduo Pascal da paixão, morte e ressurreição de Cristo, ponto culminante do Ano Litúrgico, sempre nos chama a viver um itinerário de preparação, cientes de que tornar-nos semelhantes a Cristo (cf. Rm 8, 29) é um dom inestimável da misericórdia de Deus.
 
Se o homem vive como filho de Deus, se vive como pessoa redimida, que se deixa guiar pelo Espírito Santo (cf. Rm 8, 14), e sabe reconhecer e praticar a lei de Deus, a começar pela lei gravada no seu coração e na natureza, beneficia também a criação, cooperando para a sua redenção. Por isso, a criação - diz São Paulo - deseja de modo intensíssimo que se manifestem os filhos de Deus, isto é, que a vida daqueles que gozam da graça do mistério pascal de Jesus se cubra plenamente dos seus frutos, destinados a alcançar o seu completo amadurecimento na redenção do próprio corpo humano. Quando a caridade de Cristo transfigura a vida dos santos - espírito, alma e corpo -, estes rendem louvor a Deus e, com a oração, a contemplação e a arte, envolvem nisto também as criaturas, como demonstra admiravelmente o "Cântico do irmão sol", de São Francisco de Assis (cf. Encíclica Laudato si', 87). Neste mundo, porém, a harmonia gerada pela redenção continua ainda - e sempre estará - ameaçada pela força negativa do pecado e da morte.
 
2. A força destruidora do pecado
 
Com efeito, quando não vivemos como filhos de Deus, muitas vezes adotamos comportamentos destruidores do próximo e das outras criaturas - mas também de nós próprios -, considerando, de forma mais ou menos consciente, que podemos usá-los como bem nos apraz. Então sobrepõe-se a intemperança, levando a um estilo de vida que viola os limites que a nossa condição humana e a natureza nos pedem para respeitar, seguindo aqueles desejos incontrolados que, no livro da Sabedoria, se atribuem aos ímpios, ou seja, a quantos não têm Deus como ponto de referência das suas ações, nem uma esperança para o futuro (cf. 2, 1-11). Se não estivermos voltados continuamente para a Páscoa, para o horizonte da Ressurreição, é claro que acaba por se impor a lógica do tudo e imediatamente, do possuir cada vez mais.
 
Como sabemos, a causa de todo o mal é o pecado, que, desde a sua aparição no meio dos homens, interrompeu a comunhão com Deus, com os outros e com a criação, à qual nos encontramos ligados antes de mais nada através do nosso corpo. Rompendo-se a comunhão com Deus, acabou por falir também a relação harmoniosa dos seres humanos com o meio ambiente, onde estão chamados a viver, a ponto de o jardim se transformar num deserto (cf. Gn 3, 17-18). Trata-se daquele pecado que leva o homem a considerar-se como deus da criação, a sentir-se o seu senhor absoluto e a usá-la, não para o fim querido pelo Criador, mas para interesse próprio em detrimento das criaturas e dos outros.
 
Quando se abandona a lei de Deus, a lei do amor, acaba por se afirmar a lei do mais forte sobre o mais fraco. O pecado - que habita no coração do homem (cf. Mc 7, 20-23), manifestando-se como avidez, ambição desmedida de bem-estar, desinteresse pelo bem dos outros e muitas vezes também do próprio - leva à exploração da criação (pessoas e meio ambiente), movidos por aquela ganância insaciável que considera todo o desejo um direito e que, mais cedo ou mais tarde, acabará por destruir inclusive quem está dominado por ela.
 
3. A força sanadora do arrependimento e do perdão
 
Por isso, a criação tem impelente necessidade que se revelem os filhos de Deus, aqueles que se tornaram "nova criação": "Se alguém está em Cristo, é uma nova criação. O que era antigo passou; eis que surgiram coisas novas" (2 Cor 5, 17). Com efeito, com a sua manifestação, a própria criação pode também «fazer páscoa»: abrir-se para o novo céu e a nova terra (cf. Ap 21, 1). E o caminho rumo à Páscoa chama-nos precisamente a restaurar a nossa fisionomia e o nosso coração de cristãos, através do arrependimento, a conversão e o perdão, para podermos viver toda a riqueza da graça do mistério pascal.
 
Esta "impaciência", esta expetativa da criação ver-se-á satisfeita quando se manifestarem os filhos de Deus, isto é, quando os cristãos e todos os homens entrarem decididamente neste "parto" que é a conversão. Juntamente connosco, toda a criação é chamada a sair "da escravidão da corrupção, para alcançar a liberdade na glória dos filhos de Deus" (Rm 8, 21). A Quaresma é sinal sacramental desta conversão. Ela chama os cristãos a encarnarem, de forma mais intensa e concreta, o mistério pascal na sua vida pessoal, familiar e social, particularmente através do jejum, da oração e da esmola.
 
Jejuar, isto é, aprender a modificar a nossa atitude para com os outros e as criaturas: passar da tentação de "devorar" tudo para satisfazer a nossa voracidade, à capacidade de sofrer por amor, que pode preencher o vazio do nosso coração. Orar, para saber renunciar à idolatria e à autossuficiência do nosso eu, e nos declararmos necessitados do Senhor e da sua misericórdia. Dar esmola, para sair da insensatez de viver e acumular tudo para nós mesmos, com a ilusão de assegurarmos um futuro que não nos pertence. E, assim, reencontrar a alegria do projeto que Deus colocou na criação e no nosso coração: o projeto de amá-Lo a Ele, aos nossos irmãos e ao mundo inteiro, encontrando neste amor a verdadeira felicidade.
 
Queridos irmãos e irmãs, a "quaresma" do Filho de Deus consistiu em entrar no deserto da criação para fazê-la voltar a ser aquele jardim da comunhão com Deus que era antes do pecado das origens (cf. Mc 1,12-13; Is 51,3). Que a nossa Quaresma seja percorrer o mesmo caminho, para levar a esperança de Cristo também à criação, que "será libertada da escravidão da corrupção, para alcançar a liberdade na glória dos filhos de Deus" (Rm 8, 21). Não deixemos que passe em vão este tempo favorável! Peçamos a Deus que nos ajude a realizar um caminho de verdadeira conversão. Abandonemos o egoísmo, o olhar fixo em nós mesmos, e voltemo-nos para a Páscoa de Jesus; façamo-nos próximo dos irmãos e irmãs em dificuldade, partilhando com eles os nossos bens espirituais e materiais. Assim, acolhendo na nossa vida concreta a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, atrairemos também sobre a criação a sua força transformadora.
 
Vaticano, Festa de São Francisco de Assis, 4 de outubro de 2018.
 
Franciscus

BAILE DE CARNAVAL CENTRO DIA ADULTO

Aconteceu no dia 27 de fevereiro Baile de Carnaval do Centro-Dia Adulto, evento contou com várias atrações dentre elas: desfile do rei e rainha do carnaval do Centro Dia 2019, apresentação do Bloco do Centro Dia e a animação do baile ficou por conta do professor de música Wilson Neto e os parceiros Nataniel Batista (teclado), Júnior (bateria) e Alisson (guitarra), os quais formaram a "Banda Fanfarra Centro Dia". O referido evento visou fortalecer os vínculos familiares e comunitários, além de proporcionar lazer, integração, socialização e potencializar a orientação temporal dos usuários através da realização de atividades as quais culminaram com a realização do evento mencionado.

BAILINHO DE CARNAVAL CENTRO DIA INFANTIL

No dia 28/02 aconteceu o 1º Baile de Carnaval do Centro Dia Infantil com a participação dos usuários, cuidadores familiares, família estendida e colaboradores do Centro Dia Infantil. A atividade marca par as famílias o início das atividades carnavalescas, além de impulsionar a socialização, a criatividade e o bem estar de todos. Dessa forma, foram realizadas brincadeiras como a da cadeira, do balão e de qual é música, além do momento de dança. 

ANIVERSÁRIO CENTRO DIA INFANTIL

Com o objetivo de garantir proteção da rede de cuidados às crianças com deficiência e suas famílias, o Centro Dia Infantil completou no dia 19 de fevereiro 01 ano de atividades junto ao público atendido no serviço. Para celebrar o momento, foi realizada programação que contou com a participação de parceiros e convidados importantes para caminhada do serviço como Pe. Adelmo Cagliari (Ecônono da Congregação Pobres Servos da Divina Providência), Ir Roque Kasmirski (Diretor Geral do CESJO), Andréa Lauande (Sec. Municipal da Criança e Assistência Social de São Luís), Camila Souza de V. Braga (Primeira Dama do Município de São Luís) e representantes de serviços como o Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) e secretarias como Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDES) e Secretária Municipal de Educação (SEMED).

Ocorreu a apresentação teatral intitulada "O Fabuloso Reino dos Animais", onde as crianças foram as protagonistas; foram recordados momentos importantes por meio de vídeo, além da apresentação dos alunos do Circo-Escola. Para finalizar as famílias e convidados puderam se confraternizar, partilhar sobre um ano de serviço e conhecer mais o espaço do Centro Dia.

 

 

DADOS COLETADOS ATÉ O DIA 18/02/2019:

Demanda espontânea

112

Busca Ativa

45

Visitas domiciliares

107

Visitas institucionais

38

Encaminhamentos realizados

4

Encaminhamentos  recebidos

3

Contatos telefônicos institucionais

56

Usuários acompanhados

20

 

II MÊS CALABRIANO ACONTECE DE 02 À 29 DE JANEIRO

Desde o dia 02 de janeiro Pobres Servos e Pobres Servas encontram-se reunidos no Seminário Apostólico da Congregação, em Farroupilha/RS, para o II Mês Calabriano: Um Kairós em meu caminho.
 
Este é o segundo ano que o evento acontece e reúne religiosos(as) de diferentes lugares no mundo.
 
O Mês Calabriano nasce como estratégia de formação permanente, indicada pelo XI Capítulo Geral, para ajudar os religiosos e religiosas da Obra a continuar e revitalizar o caminho de formação pessoal, aprofundamento do Carisma e da espiritualidade calabriana. Um Carisma e uma espiritualidade que precisam encarnar-se sempre mais em um estilo de vida evangélico simples e transparente, que seja epifania alegre da paternidade de Deus, da nossa filiação divina e da nossa fraternidade.
 
Pretende ser uma forte de experiência pessoal de revitalização da vida e da missão e visa levar os/as participantes a uma vivência comunitária compartilhada e comprometida. Por isso, são três as dimensões que propomos como forma de organizar e dinamizar o percurso: vida pessoal - elementos para a releitura da própria vida; vida espiritual - espiritualidade e carisma; e vida comunitária - estilo de vida e missão calabriana.
 
 
 
Participam do encontro:
 
Delegação Rainha da Paz - Ir. Conceição Mahila Muinga, Ir. Graciela Noemi Buyatti, Ir. Ivete Inez Formulo, Ir. Juliana Vidal da Silva, Ir. Norma Elizabeth Miranda Vásquez e Ir. Regina Cigognini.
 
Delegação N. Sra Aparecida - Ir. Ednaldo de Jesus Santos, Ir. Jacob Antonio Tonon, Ir. Roque Kasmirski e Pe. Lino Manuel Kalussendo Aguiar.
 
Delegação Maria Imaculada - Ir. Estanislau Bogarin Fretes, Ir. Gerardo Antonio Amado del Pino, Pe. José Antônio Silva, Pe. Marcial Grageda, Pe. Ricardo Riveros Caballero e Pe. Zenildo dos Santos Souza.
 
Delegação São João Calábria - Ir. José Brunelli e Pe. Tiziano Tosi.
 
O II Mês Calabriano está sendo acompanhado por Ir. Justina Inês Danieli, Pe. Fernando Speranza, Pe. Gilberto Bertolini, Pe. Gustavo Bonassi, Pe. Luciano Squizzato e Pe. Paulo Salvi.
 
O II Mês Calabriano encerra no dia 29 de janeiro de 2019.

INÍCIO DAS ATIVIDADES DE MUSICALIZAÇÃO - CENTRO DIA ADULTO

O Centro Dia Adulto deu início a uma das suas primeiras atividades neste ano de 2019, a de Musicalização, contando com a participação de uma "Banda" interpretando canções que marcaram as atividades no ano de 2018. Foi proporcionado ainda aos usuários e famílias alguns jogos que fizeram parte das atividades de musicalização nos anos de 2017 e 2018 com o propósito de interação fazendo da música um elemento essencial para o processo de interação social.

SAÚDE BUCAL - CENTRO DIA INFANTIL

O Centro Dia Infantil iniciou seus trabalhos direcionando aos pais e as crianças orientações sobre Saúde Bucal com a palestrante e  Odontóloga Alessandra Azevedo da Unidade Básica de Saúde Fabiciana Moraes - Nice Lobão/Apaco. Durante a palestra foram abordados pontos importantes sobre Saúde Bucal, assim como as demonstrações e simulações  através de instrumentos que indicam a boa higiene bucal com uma das medidas mais importantes que se pode adotar para manter os dentes e gengiva em ordem. O momento foi de aprendizagem e troca de experiências entre as famílias.

CONFRATERNIZAÇÃO CESJO E LAR CALÁBRIA 2018

Em virtude das celebrações natalinas de 2018, o CESJO realizou mais um momento de confraternização dos colaboradores com intuito de agradecer  e fortalecer os laços fraternos  construídos ao longo do ano de 2018 na Instituição.

Durante o momento, os colaboradores participaram de uma vivência pautada na espiritualidade com foco no verdadeiro espirito do natal. A condução do momento foi realizado pelo Ir. Luís Barros e Fabiana com envolvimento de todos os presentes. Em seguida o ir. Roque homenageou Romeu Rodrigues - Coordenador das Casas Lares pelos 35 anos de Lar Calábria, na ocasião o Ir. Roque presentou Romeu com uma camisa dos 35 anos.

Após esses momentos, os colaboradores foram convidados a desfrutar de um belíssimos jantar de massas seguido de uma boa música dançante.

FORMATURA CESJO 2018

No dia 18 de dezembro de 2018, o Centro de Ensino São José Operário (CESJO) realizou a cerimônia de formatura  de 209 alunos concludentes do Ensino Médio. O evento, realizou-se na quadra de esporte da escola, reuniu professores, coordenadores, gestores, pais e amigos dos formados que prestigiaram esse momento contagiado pela alegria e emoção.

A abertura da solenidade foi feita pelo gestor geral da escola - professor Jorge Luís dos Santos Pereira e em seguida ouviu-se a execução do hino nacional.

Posteriormente, o irmão Luís Barros proferiu uma celebração ecumênica que de forma bastante descontraída emocionou a todos os presentes, relembrando momentos significativos da trajetória dos estudantes na escola.

Ao término da celebração ecumênica, ouviu-se um breve discurso da aluna Auryadne Oliveira que agradeceu à Deus, pois amigos e professores. Em seguida, o aluno Rian Cristian Moraes conduziu o juramento de conclusão do ensino médio.

Finalizando o evento, entregou-se os "canudos" com a participação do corpo docente simbolizando o encerramento de mais uma etapa da educação básica.

FORMATURA COLETIVO JOVEM COCA COLA - CICLO 2018.4

O Projeto Coletivo Jovem Coca Cola encerrou o último ciclo de 2018 no dia 17.12 com a Formatura de 67 jovens que concluíram os Marketing e Vendas, Comunicação e Tecnologia e Produção de Eventos. Na ocasião estiveram presentes os formados, a Sra. Adilaine Sousa e Aline de Oliveira ambas representantes da Solar Coca Cola, Sofia Lisboa coordenadora administrativa do CESJO e o Educador Deoclaydson Soares.

O CESJO parabeniza todos os alunos e deseja sucesso nessa nova caminhada.

LAR CALÁBRIA E CESJO PROMOVEM CAFÉ DA TARDE COM PARCEIROS

Centro Educacional e Social São José Operário e Lar Calábria realizou o 3º CAFÉ DA TARDE DOS PARCEIROS no dia 13 de dezembro no Auditório Ir. Rino Corradini. O evento teve como objetivo reunir todos os benfeitores, parceiros e colaboradores e voluntários que longo desses anos tem dedicado um pouco sou tempo para partilhar suas histórias e experiências de vidas, alegrias, carinho com nossas crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Acreditamos que a doação é um ato voluntário movido por belos sentimentos de solidariedade social. Como ato emocional, que é a doação, gera satisfação pessoal, sensação de contribuir com harmonia da vida de outros que nem se conhecem, mas que também são filhos de Deus.

Durante o Café os convidados foram agraciados com uma bela apresentação do Boi do Centro Dia Adulto, apresentação do coral "Envolvidos em uma canção" protagonizado pelas crianças e familiares do Centro Dia Infantil e finalizamos com apresentação do teatro de fantoches das crianças e adolescentes das Casas Lares com tema "História do Natal".  Ao final do evento todos os presentes foram convidados a desfrutar um delicioso café.

"Felizes daqueles que a Providência

encontrar dignos de se tornar ministros

do bem para esta Obra do Senhor!"

São João Calábria

CONFRATERNIZAÇÃO NATALINA CENTRO DIA INFANTIL

No dia 18 de dezembro, usuários, famílias, colaboradores e convidados se encontraram em clima de festa, alegria e união para celebrar o espírito natalino. A atividade contou com uma vasta programação iniciada pela fala da Secretária Municipal de Assistência Social Andreia Carla Lauande, seguida do Diretor Geral do Centro Educacional e Social São José operário e Lar Calábria, o Irmão Roque Kasmirski. Em seguida, realizou-se a acolhida com os presentes, a apresentação domusical "Rock Dia" do Centro Dia Adulto, da apresentação das atividades realizadas nas oficinas com as famílias e a entrega de panetone para cada família.

O momento também foi abrilhantado pelo coral formado pelos usuários, famílias e colaboradores do Centro Dia Infantil, apresentando a música Bate o Sino.

Um dos momentos mais esperados foi à entrada do bom velhinho que encantou a todos, em especial, as crianças. Por fim, as famílias participaram de almoço partilhado seguido de troca de chocolates como uma forma de lembrar que a esperança e a união são fundamentais nesses tempos de preparação para o Natal e que nossos esforços devem estar sempre voltados para as pérolas da Obra, como nos ensina São João Calábria.

CANTATA NATALINA 2018

Cantata é um gênero de composição vocal-instrumental, predominantemente religiosa, em vários movimentos. Este gênero foi muito explorado, no período barroco, por compositores tais como Johann Sebastian Bach, que escreveu mais de duzentas cantatas, muitas delas com trechos famosos, como é o caso do coral Jesus Bleibet Meine Freude, (Jesus, alegria dos homens).

Foi a partir desse contexto histórico/musical que foram nascendo as cantatas natalinas com a finalidade de ambientar o espírito do Natal. As tradicionais melodias com múltiplas adaptações, de acordo com cada região ou país recordam ano após ano o nascimento de Jesus, aquele que para os cristãos é a luz do mundo, o salvador da humanidade.

Diante dos dados históricos acima citados podemos afirmar que a Cantata Natalina 2018, bem como as anteriores teve com primazia o zelo pela continuidade histórica e ao mesmo tempo, oportunizar aos colaboradores, usuários, parceiros e comunidade em torno do Centro Educacional e Social São José Operário (CESJO) uma vivência do espírito natalino.

Para que chegássemos ao ápice da cantata muitos fios foram se tecendo: encontros, contatos, articulações, divulgação, ensaios, organização e ambientação do espaço. Tudo feito dentro de um espírito comunitário. Sem a participação ativa de cada pessoa não teríamos chegado ao sucesso alcançado.

Mais de 80 pessoas dividiram o palco do auditório/capela São José Operário. Entre eles e elas, Regina e Deoclaydson (animadores do palco), músicos, vocais e bailarino.

O espetáculo obedeceu a seguinte ordem:

  1. Abertura: Sofia  
  2. Casas Lares: A História do Natal (Fantoches)
  3. Texto - Apressa-te Maria em responder: Ir. Luiz
  4. Música: Maria e o Anjo: Auricéia e Marcos Aurélio 
  5. Centro Dia Infantil ? Coral - Envolvidos Numa Canção
  6. Centro Dia Adulto ? Um Natal de Inclusão e Paz
  7. Administração: Anunciação (Música de Alceu Valença)
  8. Escola: Ave Maria Sertaneja e a tradicional (mesclado com poemas)
  9. Mensagem Final, Despedida e Agradecimentos: Ir. Roque
  10. Escola: Noite Feliz (versão reggae)

A cada ano a Cantata Natalina oportuniza a descoberta de talentos, desenvolve a dimensão da participação, da formação, da responsabilidade e da valorização das pessoas.

COLETIVO JOVEM COCA COLA REALIZA WORKSHOP DE EMPREGABILIDADE

Aconteceu no dia 07/12/2018, às 9hs, os Coletivos Jovens da Cidade Operária e do Coroadinho ofereceram mais um Workshop para alunos e egressos dos cursos com a temática "Empregabilidade" e teve como convidada a Sra. Stefanne, do setor de Recursos Humanos da empresa ValParaíso AquaPark que conduziu a palestra com sucesso, envolvendo os alunos que levantaram indagações e relatos de experiências a respeito da temática. O evento atingiu cerca de 120 jovens e teve como objetivo prepará-los para o mercado de trabalho, dando ênfase aos conteúdos e técnicas adquiridas durante sua permanência em sala de aula.

CENTRO DIA ADULTO REALIZA O IV BAILE DA DIVERSIDADE

Hoje, dia 07 de dezembro aconteceu o IV Baile da Diversidade em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, evento já tradicional no calendário do Centro-Dia Adulto. O referido baile tem como objetivo, favorecer aos usuários e cuidadores familiares a integração, a descontração, o aumento da autoestima, exercício de suas potencialidades criativas e artísticas e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.           

CESJO REALIZA PARCERIA COM O PROJETO JOVEM GUARDIÃO

O Instituto Pobres Servos da Divina Providência, através do Centro Educacional e Social São José Operário apoia o Projeto Jovem Guardião, contemplado no Edital Interno da CNBB/FNS - 2018.  O projeto direciona suas ações em benefício de adolescentes e jovens em cumprimento e egressos das medidas socioeducativas de cinco unidades de internação masculina e feminina da Ilha de São Luís. O projeto terá duração de oito meses e tem como parceiros na execução a Pastoral da Juventude PJ e a Fundação da Criança e Adolescente do Maranhão FUNAC. O CESJO dará suporte técnico ao projeto através de orientações e acompanhamentos com a prestação de contas   e monitoramento do projeto.

RODA DE CONVERSA - ALUNOS CESJO

De 22 a 25 outubro aconteceram as Rodas de Conversas com os alunos e alunas do Centro de Ensino São José Operário. Os temas foram diferenciados: 1º e 2º a "Cultura do Encontro" - do virtual ao corpo a corpo: somos providência e 3º ano Projeto Vida.

O tema a "Cultura do Encontro" - do virtual ao corpo a corpo: somos providência, partiu da do livro "Como um Farol: comprometimento e transparência". Segundo o padre João Pilotti, um dos autores do livro, "a velocidade da vida e a correia invisibilizou pessoas, tornando-as anônimas. Nas cidades não há espaço para o reconhecimento e o encontro. As pessoas são mudas, frias, não se olham e não interagem. Ouvir uma saudação (um bom dia) é quase uma novidade".

Segundo Pilotti, "na cultura calabriana o outro nome da "cultura do encontro" chama-se "Providência" porque as pessoas que se encontram com Deus e vêm de encontro ao próximo tornam-se solidárias nas mais variadas formas, conforme o coração lhe inspirar".

O tema Projeto Vida trabalhado com os alunos e alunas do 3º ano, partiu do foto que eles e elas estão na reta final do ensino médio e precisam ter em mente os sonhos e projetos claros para um futuro que já começa agora.

As rodas contaram com a máxima participação dos alunos e alunas num ambiente descontraído e dinâmico.

SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO

O Centro Educacional e Social São José Operário - CESJO participou da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Maranhão - SNCT que aconteceu de 16 a 20 de outubro no MultiCenter SEBRAE, trazendo como temática "Ciência para redução das desigualdades".

O CESJO apresentou em um único stand dois dos vários serviços oferecidos à comunidade que são o Centro Dia Adulto (Serviço da Assistência Social para Pessoas com Deficiência de 18 a 59 anos) que há quatro anos vem promovendo a autonomia e independência de seus usuários, bem como fortalecendo os vínculos familiares e comunitários daqueles. E o Centro Dia Infantil (Serviço Especializado da Assistência Social para crianças de 0 a 6 anos com deficiência), que é o mais novo serviço da Instituição. Há nove meses vem garantindo cuidados às crianças com deficiências e suas famílias, em virtude da situação de dependência e risco por direitos violados, por meio de um conjunto de ações e atividades de cuidados básicos, visando o fortalecimento de vínculos.

O evento acontece todo mês de outubro sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia Inovação e Comunicações (MCTIC), por meio a Coordenação-Geral de Popularização e Divulgação da Ciência. Conta com a colaboração de Secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços cientifico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. A SNCT tem como objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congreguem instituições interessadas em realizar atividades de divulgação cientifica em todo o país.

A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos.

Esse ano com o tema relaciona-se com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável-ODS estipulados pelas Nações Unidas, especificamente o de número 10 (redução das desigualdades).

O evento também proporcionou a equipe do CESJO conhecer outros serviços e tecnologias que poderão aprimorar as atividades desenvolvidas além da divulgação dos serviços já executado no Centro.

CENTRO DIA INFANTIL REALIZA ATIVIDADES EM COMEMORAÇÃO AOS DIAS DAS CRIANÇAS

Em comemoração ao dia das crianças a equipe do Centro Dia Infantil realizou atividades para os usuários e suas famílias. No dia 09/10 aconteceu um momento de lazer com banho de piscina onde as crianças e familiares usufruíram de momento de descontração ao ar livre. O encerramento das atividades culminou com a grande festa no dia 11/10 com muita música, e brincadeiras.

ENCERRAMENTO IV MOSTRA CALABRIANA

O Instituto Pobres Servos da Divina Providência através do Centro Educacional e Social São José Operário e Lar Calábria encerraram nesta segunda-feira dia 08 de outubro a IV Mostra Calabriana que este ano teve como tema "Evangelhos Vivos". Neste mesmo dia, lembramos São João Calábria reavivando seus carismas e ensinamentos, neste sentido os colaboradores reuniram-se pela manhã para refletir sobre a vida de Calábria e seu exemplo de vida. Durante a formação foi realizado um momento de relaxamento e feita discussão sobre a importância de exercer bem nossa missão em prol daqueles que mais precisam, das pérolas da Obra.

Seguindo a programação, à tarde foi realizada roda de conversa com objetivo de fazer memória aos 30 anos do CESJO e das contribuições que o trabalho desenvolvido na instituição realizou na comunidade. O momento contou com a presença de ex-colaboradores do CESJO, ex-alunos, professores e ex-pofessores do São José Operário, além de leigos(as), e o Pe. Celestino Sandi, pessoas que fizeram parte do início da Paróquia São João Calábria narraram suas memórias.

Às 16h foi iniciada a Santa Missa em Ação de Graças, que foi presidida pelo Pe. Celestino Sandi e concelebrada pelo Pe. Paulo Palaoro e Pe. Admilson Sousa que foram auxiliados pelos diáconos, Lúcio Antônio, da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Divina Providência e Romeu de Melo, da Sagrada Família.

Ao final da celebração Ir. Roque Kasmirki, Pobre Servo e Diretor Geral da Instituição fez alguns agradecimentos e logo após foi servido um lanche compartilhado.

DIA 08 DE OUTUBRO - DIA DE SÃO JOÃO CALÁBRIA

João Calábria nasceu em Verona, às onze e meia da manhã do dia 08 de outubro de 1873, no sótão de um pequeno prédio do beco Disciplina, nº 08.

O Pe. João não nasceu forçudo, ou herói, ou gênio, ou santo, não teve dons de natureza excepcional, mas sim um bom quociente de inteligência, de vontade e muita bondade de alma. Na família, teve uma educação religiosa simples, mas intensa; na creche e na paróquia, uma formação exemplar e constante, que potencializaram sua psique delicada e benevolente. Correspondeu livremente aos dons da família e da Igreja, aceitou humildemente a ajuda dos outros que o apoiavam no árduo e alegre seguimento de Jesus; quis decididamente ser um Evangelho Vivo e que seus filhos e filhas também se tornassem assim. Bispos, sacerdotes, religiosos - suplicava o Pe. João - sejam Evangelhos Vivos, porque somente assim:

  • os cristãos serão ajudados a se tornar santos e a formar verdadeiramente o Povo de Deus;
  • a Igreja, "a nossa, a minha Igreja" será conhecida, escutada, amada;
  • satanás que, nesta hora, treme contra a Igreja, contra a Obra dos Pobres Servos, será derrotado;
  • a Igreja será glorificada no Santo Padre, vigário de Cristo;
  • os irmãos separados (ortodoxos - sim, protestantes) serão facilitados a retornar à unidade com a Igreja de Roma.
  •  

Ele, Evangelho Vivo, celebrou a última Missa (21 de novembro de 1954) ?pela minha alma, pela Obra, pela Igreja?; ofereceu em seu leito de morte ?a sua carcaça inútil... em troca da vida tão preciosa do Santo Padre Pio XII? (gravemente doente).  O papa melhorou rapidamente, e o Pe. João se agravou: aos males cardíacos e pulmonares, acrescentou-se uma hemiplegia cerebral (3 de dezembro). À uma hora do sábado (4 de dezembro), o coração generoso do Pe. João Calábria deixou de bater aos 81 anos de idade.

A imprensa local comunicou a notícia de que um santo morreu: descreveu o triunfal funeral de um santo, presidido pelo bispo Girolamo Cardinale, com a participação do rabino Weiss Levi.

Foi proclamado bem-aventurado pelo Papa João Paulo II em 17 de abril de 1988 em Verona.

Foi declarado santo pelo mesmo papa em 18 de abril de 1999 em Roma.

Na Diocese de Verona, a memória litúrgica ocorre no dia 8 de outubro.

A congregação dos Pobres Servos da Divina Providência é composta por 283 religiosos, dos quais 157 são sacerdotes. Eles gerenciam 74 casas distribuídas em 12 nações de quatro continentes.

Também faz parte da Obra Pe. Calábria uma congregação feminina, as Pobres Servas da Divina Providência, composta por cerca de 100 irmãs.

Um terceiro ramo da árvore calabriana é composto, enfim, pela Pia União das Missionárias dos Pobres.

As atividades realizadas nas casas da Obra são:

  • acolhida de menores;
  • escola de formação profissional;
  • atividades com os deficientes;
  • atividades de saúde;
  • atividades paroquiais;
  • atividades vocacionais "abertas à Igreja";
  • atividades ecumênicas.

 

Referências:

GADILI, Mário. São João Calábria: Biografia Oficial. São Paulo: Paulinas, 2001.

PESENTI, Graziano. San Giovanni Calábria Vangelo vivente. Verona: Velar, 2012. (Tradução Moisés Sbardelotto)

ABERTURA DA IV MOSTRA CALABRIANA - EVANGELHOS VIVOS

A IV Mostra Calabriana - 2018, intitulada Evangelhos Vivos é uma das formas das comemorações dos 30 anos de fundação do Centro Educacional e Social São José Operário, entidade gerenciada pela Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência.

O tema Evangelhos Vivos nos conduz a centralidade da espiritualidade calabriana, que segundo a inspiração de São João Calábria, fundador da Congregação, o Evangelho de Jesus Cristo e a preferência pelos pobres mais abandonados são o DNA da Obra.

Diante desse dado a IV Mostra Calabriana tem como foco as pessoas, que ao longo desses 30 anos de história atualizaram por suas vidas o Evangelho de Jesus Cristo. Foram, mesmo sem darem conta, Evangelhos Vivos.

A IV Mostra Calabriana Evangelhos Vivos quer contar a história através da fotografia e de uma síntese histórica, o caminho percorrido ao longo desses 30 anos da Obra Calabriana em terras maranhenses que tem como centro a pessoa humana.

A mostra está aberta do dia 02 a 08 de outubro de 2018 no auditório São João Calábria no CESJO. No horário das 8:00hs às 17:30hs.

FORMATURA COLETIVO COCA COLA - CICLO 2018.3

O Projeto coletivo Jovem Coca Cola em parceria com CESJO encerrou mais um ciclo no dia 27.09, com a formatura de 119 jovens que concluiram os cursos de Marketing e Vendas, Comunicação e Tecnologia e Produção de eventos.

CESJO parabeniza todos os formandos e deseja sucesso nessa nova caminhada.

SEMANA DI'ARTE CENTRO DIA ADULTO

Objetivo da atividade:

Promover atividades alusivas ao dia 21 de setembro dia nacional de luta da pessoa com deficiência, através do fomento de características artísticas de cada usuário, diferente das que os mesmos desenvolvem. O espaço do projeto Centro Di'Arte, proporciona vivenciar as várias formas de expressões artísticas, através da poesia, dança, o tocar de um instrumento musical e outros movimentos de incentivo à arte que contribuem com entretenimento, desperta a vivência artística que existe em cada um dos referidos usuários inseridos no Centro Dia, possibilitando bem-estar, desenvolvimento cognitivo, emocional e social.

As atividades implementadas nesta programação são direcionadas apenas ao público do serviço.

PROJETO MELHOR IDADE EM AÇÃO COMEMORA 2 ANOS

A cada ano a população tem envelhecido cada vez mais, por isso, envelhecer com qualidade é fundamental. Pensando nisso, o CESJO desenvolve a exatos 2 anos atividades diversas por meio do projeto Melhor Idade em Ação.

Atualmente a atividade é desenvolvida por voluntários que realizam as oficinas de manualidade, oficina da memória, ginástica laboral e dança. Para comemorar mais um ano de atividade foi realizado um passeio no Centro Histórico de São Luís onde contemplaram a beleza do espaço, além de conhecer um pouco mais sobre a história do ritmo envolvente típico de nossa cidade com a visita ao Museu do Reggae.  Também visitaram a Praça D. Pedro II e o Palácio dos Leões.

PROJETO COCA COLA REALIZA WORKSHOP DE EMPREGABILIDADE

O mercado de trabalho vem mudando rapidamente e tem exigido cada vez mais pessoas com maior preparo. Pensando em abordar um pouco mais sobre este e outros pontos, realizou-se no dia 12/08 o Workshop de Empregabilidade ministrado por Adilaine do Instituto Coca Cola e Alana da Solar. Durante o evento, prestigiado por alunos e ex-alunos do coletivo, foi abordado sobre mercado de trabalho, os comportamentos a serem adotados neste.

ALUNOS DO CESJO REALIZAM SARAU LITERÁRIO

Durante os dias 13 e 14 de setembro os alunos do CESJO realizaram o sarau literário que teve por objetivo suscitar o gosto pela literatura, estimular os alunos a conhecerem as escolas literárias e seus principais atores.

Foi um momento de grande troca de conhecimentos, onde os alunos exploraram sua criatividade com apresentações bem elaboradas. Foi possível perceber uma diversidade de talentos, além do grande entusiasmo e zelo de todos. No encerramento das apresentações, cada turma recitou um poema correspondente a escola literária que explanou.

CASANTE VISITA AS ATIVIDADES DO INSTITUTO POBRES SERVOS EM SÃO LUIS

Entre os dias 28 a 30 de agosto, a missão do Maranhão recebeu a ilustre visita Pe Miguel Tofful, Casante da Congregação, e do Conselho Geral, Pe Abraham Odalany. No dia 30 foi realizado um momento com os colaboradores onde entenderam um pouco mais sobre a Obra e o Carisma Calabriano. Logo após realizaram visita pelos espaços do instituto para conhecer os usuários e entender melhor sobre a dinâmica dos serviços.

CESJO RECEBE VISITA DE REPRESENTANTES DA ALCOA FOUNDATION

Foi com muita satisfação que recebemos durante a manhã do dia 29/08 os investidores e colaboradores ALCOA Foundation e Instituto ALCOA para conhecer as instalações e atividades desenvolvidas pelo CESJO, além de ser o momento oportuno para repasse dos resultados dos projetos financiados. O primeiro projeto realizado foi o Pérolas de Inclusão executado em 2012 que tinha por objetivo promover a iniciação profissional de pessoas com deficiência residentes no bairro da Cidade Operária e adjacências, com a oferta dos cursos de informática, serigrafia e corte e costura.

Em 2014, foi a vez do projeto Construir Educação que promoveu a melhoria da educação do CESJO no Núcleo de Ensino Regular, construindo refeitório e estrutura da plataforma de acesso para pessoas com deficiência, revitalizando sala de múltiplas atividades, banheiros adaptados e cozinha.

O projeto Qualificação Profissional realizado em 2015 teve o objetivo de qualificar trabalhadores para o desenvolvimento gradativo das competências exigidas pelo mercado de trabalho para o exercício de uma determinada profissão. Recentemente, encerramos em 2017 o projeto Gerar que qualificou profissionalmente alunos nos eixos tecnológicos, atendendo a demanda da região da Cidade Operária e bairros adjacentes.

            A visita foi um momento de grande interação dos representantes com as equipes e usuários dos serviços. Também participou desse momento da equipe da PLAN Internacional que falou sobre as atividades desenvolvidas com apoio da Alcoa.

CESJO REALIZA XV ENCONTRO DE GESTORES CALABRIANOS

O Centro Educacional e Social São José Operário no dia 03 de setembro sediou o XV ENCONTRO DE GESTORES CALABRIANOS com o Tema "Gestão Corporativa na ótica calabriana". O encontro reuniu gestores, colaboradores, leigos, religiosos e parceiros do Instituto Pobres Servos da Divina Providência que desenvolvem atividades através do Lar Calaria, Centro Dia Adulto e Infantil, Paroquia Nossa Senhora Mãe da Divina Providência e CESJO. O evento foi conduzido pelo Ecônomo da Delegação Nossa Senhora Aparecida, Pe. Adelmo Caglliari  e Carmem Zanella, Coordenadora Administrativa da Delegação.

Durante o evento os convidados abordaram a Gestão Corporativa a partir da ótica calabriana com enfoque no Relacionamento e decisões colegiadas, sentido de pertença à obra e profecia da família Calabriana, além das atividades desenvolvidas pelos Pobres Servos no Brasil. O evento foi coordenado durante todo o dia pelo Diretor da instituição Irmão Roque Kasmirski juntamente com a equipe de colaboradores.

Ao término do encontro foram feitos encaminhamentos para o Encontro Nacional de Gestores Calabrianos que acontecerá em outubro de 2019 em Farroupilha/Rio Grande do Sul.

57 ANOS DA OBRA CALABRIANA NO BRASIL

Estamos comemorando 57 anos da chegada dos Pobres Servos no Brasil -  30 de agosto de 1961.


Damos graças a Deus Pai que cuida de nós, em poder atuar nessa terra, fazendo-nos instrumentos vivos dele através da Obra Calabriana. Somos gratos ao fundador da Congregação, São João Calábria, e ao Pe. Miguel Tofful, que hoje dá continuidade a sua missão. Queremos agradecer também a todos os religiosos da Congregação, as irmãs Pobres Servas, aos benfeitores, leigos calabrianos, colaboradores e atendidos, "pérolas da Obra", como nosso fundador costuma dizer.

Nesse dia em especial, pedimos também as orações e preces para que possamos continuar expandindo o trabalho de evangelização e de assistência aos mais pobres e necessitados. 

UM POUCO DA HISTÓRIA DOS POBRES SERVOS NO BRASIL

 

A partir das missões da Congregação na América Latina (Salto, no Uruguai) e crendo também na Divina Providência, a obra chegou até aqui, com o olhar sensível de Pe. Gino Gatto, que lá coordenava uma expedição da Congregação.

 

 "Em 1961, Pe. Gino Gatto foi chamado à Itália para participar do II Capítulo Geral dos Pobres Servos. Naquela ocasião, apresentou o trabalho que os missionários desenvolviam na campanha do Salto e falou da necessidade de abrir uma casa no Brasil, onde existiam comunidades de imigrantes provenientes da região italiana do Vêneto. Fez um detalhado relatório dos seus contatos com o Arcebispo de Porto Alegre e da sua acolhida favorável em relação a uma presença dos Pobres Servos naquela Arquidiocese. Os capitulares acolheram com alegria a notícia e aprovaram por unanimidade a abertura desta nova missão. '  - Trecho do livro Pobres Servos da Divina Providência  50 anos de Brasil."

 

 

Foi no dia 30 de agosto de 1961, de manhã bem cedo, após celebrar a santa missa, que um pequeno grupo de religiosos (Pe. Gino Gatto, Pe. Antônio Leso e Ir. Aldo farina) partia da província de Salto, de ônibus,  para Porto Alegre. Chegando na rodoviária da Capital gaúcha as irmãs Paulinas estavam gentilmente os esperando, oferecendo estadia.

Depois de alguns dias, falando apenas algumas palavras em português, os três missionários entraram em contato com os moradores das favelas do Cristal, São Gabriel, Santa Luzia, entre outros lugares de extrema vulnerabilidade social de Porto Alegre. E a partir daí, com o apoio do Arcebispo, Dom Vicente Scherer e de Pe. Luis Pedrollo, na época Superior-geral dos Pobres Servos, que a comunidade se transferiu para a Estrada Aracaju, em uma modesta casa em estilo colonial, iniciando os trabalhos nas favelas da Zona Sul de Porto Alegre.

Que o Espírito Santo continue a animar-nos para que respondamos fielmente ao vosso chamado. São João Calábria Rogai por nós!

View the embedded image gallery online at:
http://cesjo.org.br/noticias#sigProId91d59f88cb

 

 

EXPOSIÇÃO DE ÁLBUNS E FOTOGRAFIAS REFERENTE AOS 30 ANOS DO CENTRO DE ENSINO SÃO JOSÉ OPERÁRIO (CESJO)

Escola é

 ... o lugar que se faz amigos.

Não se trata só de prédios, salas, quadros,
Programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente.
Gente que trabalha, que estuda,
Que alegra, se conhece, se estima. (Paulo Freire)

No dia 24 de agosto, foi realizada uma exposição de álbuns e fotografias nas dependências da escola, com as seguintes temáticas: "A presença do Centro de Ensino São José Operário na cidade de São Luís e Valorização do espaço escolar". A exposição é resultado dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do segundo ano, do turno matutino e vespertino, nas disciplinas de História, professora Mary Jones, e Arte, professora Marilu Araújo.

O objetivo dos trabalhos, além de homenagear os trinta anos da escola, é suscitar, na comunidade escolar, a importância da memória, da manifestação artística e do saber histórico, que estão presentes na instituição.

 

VI FESTIVAL FERAS TAEKWONDO 2018

Aconteceu no dia 12 de agosto o VI Festival Feras Taekwondo. O objetivo do evento foi a integração entre os atletas da equipe, pois foi um festival de luta casada onde todos os atletas foram premiados com medalhas, visando motivar e incentivar, principalmente crianças e jovens a aperfeiçoarem suas técnicas. O evento teve o patrocínio do Vereador Raimundo Penha.

Atualmente o projeto atende mais de 160 atletas entre crianças e jovens, na faixa etária de 05 a 28 anos de idade, tendo como seu principal apoio o Centro Educacional e Social São José Operário - CESJO.Aconteceu no dia 12 de agosto o VI Festival Feras Taekwondo. O objetivo do evento foi a integração entre os atletas da equipe, pois foi um festival de luta casada onde todos os atletas foram premiados com medalhas, visando motivar e incentivar, principalmente crianças e jovens a aperfeiçoarem suas técnicas. O evento teve o patrocínio do Vereador Raimundo Penha.

Atualmente o projeto atende mais de 160 atletas entre crianças e jovens, na faixa etária de 05 a 28 anos de idade, tendo como seu principal apoio o Centro Educacional e Social São José Operário - CESJO.

IV MOSTRA CULTURAL CENTRO DIA

No dia 23 de agosto do corrente ano, das 09:30 às 16:30h realizou-se no Centro-Dia a IV Mostra Cultural, objetivando exposição dos materiais confeccionados nas atividades implementadas no referido serviço com os usuários e cuidadores familiares, enfatizando as habilidades e potencialidades dos mesmos. Esta atividade, envolveu público atendido pelo serviço, família estendida, comunidade, parceiros, SEMCAS e colaboradores do Instituto Pobres Servos da Divina Providência

Registramos a presença da Secretaria Municipal  Andréia Lauande da Secretaria Municipal da Criança e Assistência (SEMCAS)

VISITA SEEPP - SECRETÁRIA DE ESTADO EXTRAORDINÁRIA DE ARTICULAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

No dia 21 de agosto o CESJO recebeu, em visita técnica, equipe da Secretaria de Estado Extraordinária de Articulação das Políticas Públicas, o Secretário Marcos Pacheco e a Assessora Ana Lúcia Nunes, além de servidores da Secretária de Estado de Saúde, principalmente da UPA da Cidade Operária e do Centro de Especialidades Médicas para alinhamento de ações e serviços.

Oportunamente, a equipe fez uma digressão por todo complexo da Instituição inclusive nas últimas obras e reformas que vieram a fomentar a acessibilidade já existente nosso ao público e colaboradores.

O Secretário Marcos Pacheco e a sua Assessora fizeram questão de ressaltar a importância do CESJO na comunidade local, além da excelência dos serviços prestados à comunidade nos últimos trinta anos. Enfatizaram ainda a importância da parceria do Poder Executivo com a Instituição para, em trabalho articulado de rede, possa-se alcançar um maior número de beneficiários de serviços de qualidade.

PROJETO MELHOR IDADE EM AÇÃO REALIZA EM PARCERIA COM LIGAS ACADÊMICAS PALESTRA SOBRE PRIMEIROS SOCORROS.

Quem nunca se deparou em uma situação de emergência e ficou na dúvida de como proceder, pensando nisso, o projeto Melhor Idade em Ação em parceria com a Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Maranhão (LAGGMA) e a Liga Acadêmica de Trauma e Emergência (LATE) realizaram na manhã do dia 16 de agosto, no auditório Ir Rino, palestra sobre reanimação cardiorrespiratória, queimaduras e engasgo.

O público presente pode obter informações de como proceder em cada uma das situações, aprendendo que devem acionar o 192, além do modo correto de realizar as manobras de compressão de torácica, como agir nos casos de queimaduras e manobra de Heimlich para os casos de engasgo. No final, foi reforçado sobre como essas pequenas atitudes podem salvar vidas.

INTEGRA CESJO 2018

Aconteceu no dia 10 de agosto a festa do estudante CESJO.

O INTEGRA CESJO teve como objetivo a promoção da interação e união; além da diversão e entretenimento que alimentaram o espírito esportivo entre os participantes. Fomentando também a busca pelo conhecimento e socialização de saberes, resgatando as memórias dos 30 anos do CESJO, oportunizando aos alunos demonstrarem os vários serviços ofertados à comunidade.

No total participaram mais de 800 jovens, desempenhando atividades como a gincana cultural, paródias, declamação de poemas e poesias, danças folclóricas e de rua, eleição do casal integra CESJO e a final da Copa CESJO 2018.

O evento só pode se tornar real mediante o empenho da Direção, na pessoa do Professor Jorge Luís, a equipe pedagógica, além, claro de todos os alunos do Centro de Ensino São José Operário.

 

FOTOS DE:

Manoel Mougeot - https://www.instagram.com/manoelmougeot/

DIC - Desenvolvimento Institucional

Patricia Moura

NOTA OFICIAL | A CONGREGAÇÃO POBRES SERVOS DA DIVINA PROVIDÊNCIA NÃO APOIA A LEGALIZAÇÃO DO ABORTO

Nos dias 3 e 6 de agosto, a legalização do aborto voltou à pauta nacional em uma audiência pública do Supremo Tribunal Federal (STF), que vai tratar sobre a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação, discutida na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442.

A ação sustenta que dois dispositivos do Código Penal que instituem a criminalização da interrupção voluntária da gravidez afrontam a dignidade da pessoa humana, a cidadania, a não discriminação, a inviolabilidade da vida, a liberdade, a igualdade, a proibição de tortura ou o tratamento desumano e degradante, a saúde e o planejamento familiar das mulheres e os direitos sexuais e reprodutivos.

No entanto, a CNBB reafirma a posição firme e clara da Igreja "em defesa da integralidade, inviolabilidade e dignidade da vida humana, desde a sua concepção até a morte natural" e, desse modo lembram condenam "todas e quaisquer iniciativas que pretendam legalizar o aborto no Brasil".

Nesse sentido e em sintonia com os valores e filosofia da Igreja Católica no mundo, a Congregação Pobres Servos da Divina Providência não apoia a descriminalização do aborto no Brasil.

 

A nota oficial divulgada hoje pela Congregação Pobres Servos da Divina Providência sobre o respectivo tema, pode ser conferida na íntegra acessando 

http://cloud.pobresservos.org.br/index.php/s/f7bKDZbgSxVyzX0

CENTRO DIA ADULTO REALIZA ATIVIDADES DE FÉRIAS COM OS USUÁRIOS

O Centro Dia  de Referência para Pessoas com Deficiência durante o mês de julho proporcionou aos usuários várias atividades. O objetivo é possibilitar e garantir o acesso ao lazer, fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, o autocuidado e a socialização.

 A programação foi diversificada com atividades de zumba, banho de piscina, atividades recreativas (danças livres, karaokê e dinâmicas), atividade de instrumental da vida diária ? AIVD, oficinas de biscoito casadinho, curso de panificação (Projeto GERAR) e até confecção da decoração do espaço a ser realizado o Projeto Centro-Diarte em parceria do 1º Juizado Criminal de São Luís. As atividades foram umas das várias formas de integrar a família ao usuário, tendo a participação bem significativa dos mesmos no período de férias.

SUPERIOR GERAL DOS POBRES SERVOS, PE. MIGUEL TOFFUL, CHEGA AO BRASIL.

Padre Miguel Tofful - Superior Geral da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência - chegou dia 03 ao Brasil, na cidade de Campo Grande/MS. 
 
Ele vem de Verona/Itália para visitar os regionais MS e N/NE do Brasil, acompanhado de Pe. Abraham Odalany (Conselheiro Geral).
Nos próximos dias ele estará no COV Rainha dos Apóstolos, onde participará de um Encontro com os noviços, e após, visita as paróquias de Campo Grande, Batayporã e Taquarussu. 
 
Em 2016, Pe. Miguel visitou o Regional Sul do país, visitando as diversas atividades sociais e paroquiais da Delegação Nossa Senhora Aparecida. É uma grande alegria recebê-lo novamente, sobretudo nesse mês que é tão especial para as vocações."Uma vida comunitária é a que sabe organizar o serviço eficaz para com os pobres sem descuidar o que fortalece o crescimento da relação pessoal com Deus e as relações dos irmãos entre si..." essas são de Pe. Miguel, em sua última carta A Alegria da Profecia, sempre nos inspirando a permanecer no caminho construído e pelo fundador da Obra São João Calábria.
 
Confira os locais por onde o Casante irá passar:
03/ 08 - Chegada em Campo Grande e encontro com os noviços no COV.
04/08 - Paróquia de Campo Grande/MS
06/08 - COV de Campo Grande/MS
07/08 - Batayporã e Taquarussu/MS
10/08 - Nova Andradina/MS
12/08 - Ponta Porã/MS
14/08 - Campo Grande/MS
15/08 - Teixeira de Freitas/BA
18/08 - Feira de Santana/BA
22/08 - Limoeiro/PE
25/08 - Guarabira/PB
28/08 - São Luís/MA
30/08 - Marituba/PA
04/09 - Macapá/AP
06/09 - Jacundá/PA
10/09 - Quixadá/CE
12/09 - Retorno para a Itália

COLETIVO JOVEM COCA COLA CIDADE OPERÁRIA - AULA INAUGURAL CICLO 2018.3

Nesta segunda, dia 30 de agosto, deu-se início a nova turma do Coletivo Jovem Coca Cola Cidade Operária. Presentes no local, além dos novos alunos e o Educador Deoclaydson Soares, estava a Coordenadora Administrativa do CESJO, Sofia Lisboa, que deu as boas-vindas aos alunos, desejando empenho e dedicação neste ciclo que se inicia. Logo em seguida Deoclaydson explicou a estrutura de funcionamento do novo ciclo com data prevista de agosto a setembro de 2018, além da meta de formar e capacitar para o mercado de trabalho 120 jovens e adultos.

DIC: Já estamos em nosso 5º (quinto) Ciclo, em sua visão ao entrar no Coletivo qual a expectativa, e ao término de cada ciclo qual a realidade enfrentada pelos jovens?

Deoclaydson Soares (Educador): "Sabemos que o mercado de trabalho hoje está muito competitivo, e aqui nós tentamos dar o máximo para que o jovem saia preparado. O que mais dificulta a inserção do jovem no mercado de trabalho é a falta de experiência e formação profissional. O Coletivo possibilita essa preparação profissional, assim como encaminha esse jovem para as oportunidades do mercado."

DIC: O que lhe levou a procurar o Coletivo?

Noely Cristina (aluna): "No mundo em que nós vivemos, a busca pela melhoria de vida é incessante. Dar uma vida melhor aos meus pais é o meu objetivo, pois já fizeram tanto por mim, eu quero poder retribuir."

DIC: Qual sua expectativa quanto ao Coletivo Coca Cola?

Carlos Santos (aluno): "Conhecer mais pessoas, aprender mais sobre o que eu preciso para entrar no mercado de trabalho e ter um bom envolvimento com o público".

DIC: O que você procura no Coletivo?

Manoela Moraes (aluna): "Melhoras... eu sei que no Coletivo eu vou conseguir".

REUNIÃO DO CONSELHO DE DELEGAÇÃO ACONTECE DE 03 A 05 DE JULHO, EM PORTO ALEGRE/RS.

Nesta terça-feira (03) o Conselho de Delegação reuniu-se na sede da Delegação Nossa Senhora Aparecida (Porto Alegre/RS) para mais uma reunião bimestral. 

Nesse Triênio a Delegação Nossa Senhora Aparecida tem como prioridade a "CulturaVocacional e juventudes", "Vida Fraterna" e "Evangelização com o protagonismo dos leigos", para isso o Conselho tem trabalhado buscando uma atuação articulada e harmônica entre os setores Pastorais e serviços da Delegação. 

Na foto Pe. Gilberto Bertolini (Delegado), Pe. Gustavo Bonassi (Conselheiro), Pe. Adelmo Cagliari (Conselheiro e ecônomo), Ir. Aires Paesi (Conselheiro),Ir. Roque Kasmirski (Conselheiro).

Rezemos para que tenham um  frutuoso encontro e que o Espírito Santo os conduza e ilumine.

FORMAÇÃO E CONFRATERNIZAÇÃO JUNINA

Foi com muita animação que os colaboradores do CESJO e Lar Calábria passaram o dia na formação e confraternização em ritimo de festa junina. Logo pela manhã todos participaram de um momento muito descontraido de formação com a contribuição do vasto conhecimanto do Irmão Luis, com a temática "Individualismo e coletividade: a importância do outro". Algumas dinâmicas foram desenvolvida ao longo da formação onde tivemos a participação mutua de todos, o que trouxe o melhor entendimento de como podemos viver a coletividade principalmente no nosso ambiente de trabalho. Ainda pela manhã comemoramos juntos os aniversariantes do semestre do CESJO e do Lar Calábria.

Após pausa para o almoço, que foi compartilhado entre todos os setores da Instituição, voltamos com nossas atividades, confraternizando juntos o São João e São Pedro. Cada setor apresentou uma brincadeira Junina para alegrar nossa tarde, tivemos entre as brincadeiras, uma divertida quadrilha composta pelos professores, diretores e funcionários da escola, outra brincadeira que abrilhantou nosso arraial foi a Dança da Peneira do Centro Dia Infantil que esta de parabéns pelo seu primeiro ano de apresentação, com muito intusiasmo e rebolado, o IFMA veio contagiou com  o Tambor de Criola com seus tambores de materia reciclavel e o gingado das colaboradoras e claro que não poderia faltar a presença do maior boi do  mundo o Bumba Meu Boi do Centro Dia Adulto, que no seu quarto ano de apresentação deixou mais colorido nossa festa, pois esse ano em ritmo de Copa do Mundo todos vieram de verde e amarelo trazendo muita motivação ao nosso Brasil.

PROJETO HORTAS - CESJO e UFMA

Alunos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em parceria com o Centro Educacional São José Operário (CESJO), desenvolveram um projeto extracurricular, no qual tem o intuito de despertar as habilidades dos alunos em relação ao plantio.
 
Iniciado no dia 20 de junho os alunos tiveram uma pequena reunião para  decisão de elaboração do trabalho. Desenvolveram cartazes para divulgação do projeto hortas ;os mesmos foram colocados pela escola.
 No dia 25, houve uma limpeza onde os alunos iniciarão um processo de reforma da horta.
Enfim ,no dia 27, os alunos receberam sementes para cultivarem e cuidarem durante as férias.

LAR CALÁBRIA RECEBE AÇÃO DA DIVERNO GELATO

O Lar Calábria foi agraciado com uma nobre ação social organizada pelos proprietários da Diverno Gelato, localizado nos bairros Renascença e Cohajap.

Rodrigo e Dani proporcionaram as crianças das Casas Lares uma tarde de diversão, onde nossas crianças saborearam um gostoso Gelato! E em contrapartida seus clientes doaram produtos de limpeza e higiene pessoal para o Lar Calábria, além de degustarem um saboroso Gelato.

Parabéns pela grandiosa iniciativa e Providência.

Nossos sinceros agradecimentos a Rodrigo e Dani e todos os clientes e Funcionários da Diverno Gelato.

View the embedded image gallery online at:
http://cesjo.org.br/noticias#sigProId23bc471dc0

CELEBRAÇÃO DE PENTECOSTES - CRISMA PARÓQUIA MÃE DA DIVINA PROVIDÊNCIA

Neste domingo, 20, missa de Pentecostes na matriz, celebrada pelo arcebispo Dom Belizário e concelebrada pelo pároco Padre Paulo e pelo vigário padre Marcos. Na oportunidade 51 jovens e adultos da comunidade receberam o óleo do Crisma.
Dom Belizário falou da importância da festa de Pentecostes. A vinda do Espírito Santo é a fidelidade de Deus a humanidade e fortalecimento da igreja.
Os crismandos se comprometeram a serem perseverantes na igreja com o engajamento em diversas pastorais, grupos e movimentos da paróquia.

 

FOTO: PASCOM Mãe da Divina Providência

Melhor Idade em Ação - Dia das Mães

Para celebrar o dia das mães, o projeto Melhor Idade em Ação realizou algumas atividades para agraciar as participantes. No 07 de maio houve café partilhado com apresentação da turma da memória de quinta-feira. Nos dias 09 e 10 foram realizadas oficina em parceria com GACC de bolsa de caixa de leite e reciclagem de pneus. A oficina faz parte do projeto Guarás.

Para encerrar com chave de ouro, no dia 16, houve o passeio ao Parque Botânico da Vale onde os idosos poderão apreciar momentos com a natureza, além de participar de oficina de cultivo de hortaliças.

RELATÓRIO SOCIAL 2017 - INSTITUTO POBRES SERVOS DA DIVINA PROVIDÊNCIA

É com grande alegria que o Instituto Pobres Servos da Divina Providência apresenta o Relatório Social 2017.

O Relatório traz o número de atendimentos durante o ano de 2017, assim como a origem dos recursos e aplicações. 
Considerando suas Unidades Operacionais:
 
Centro de Educação Profissional São João Calábria - Porto Alegre/RS
Centro de Promoção da Infância e Juventude (CPIJ) - Porto Alegre/RS
Abrigo João Paulo II - Porto Alegre/RS
Centro Educacional e Social São José Operário (CESJO) - São Luís/MA
Lar Calábria - São Luís/MA
Centro Educacional e Social de Marituba (CESM) - Marituba/PA
Hospital Divina Providência - Marituba/PA
Centro Educacional João Paulo II - Viamão/RS
Centro Integrado de Atendimento Caminheiros - Porto Alegre/RS
Centro Educacional Nossa Senhora Aparecida - Jacundá/PA
 
Com a palavra o presidente do Instituto Pobres Servos, Pe João Pilotti: 
"O Instituto Pobres Servos da Divina Providência-IPSDP, através do Relatório Social 2017, vem a público para engrandecer a ação de Deus, Pai providente e a quantos contribuíram, das mais variadas formas, com as atividades espalhadas em solo brasileiro.
O cenário geral não foi favorável devido à crise político financeira, à crise ética e a seus desdobramentos para as áreas das parcerias sociais e respectiva prestação de serviços. Foi exatamente em meio a "tempos bicudos" que a divina Providência agiu de forma pródiga e generosa em favor de tantas crianças, adolescentes, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade, a nós confiados desde o Oiapoque ao Chuí. Isto prova mais uma vez que quando confiamos, o Senhor age e move seus instrumentos a favor dos seus filhos. Ele jamais se deixa vencer em generosidade!
Expressamos nossa gratidão às pessoas que fizeram o dia a dia se tornar uma realidade solidária através de suas competências, seus saberes e muita dedicação e amor. São eles: Irmãos e Colaboradores do IPSDP. É parte da política institucional que "...os colaboradores sejam aliados da missão organizacional, e não passivos funcionários."
Foi seguindo o marco inspirador das origens calabrianas de acolhimento e cuidado de pessoas vulneráveis, que também em 2017 estes foram o público alvo preponderante. E diga-se, na verdade, são nossa razão de ser. Num país de dimensões continentais e inúmeros desafios em campo social, nossas ações são como gotas d'água no oceano, mas temos a convicção de que conseguimos fazer a diferença, com qualidade e de forma sistemática, na vida de quem teve a oportunidade de acessar nossas prestações de serviços.
Com o Relatório Social 2017 almejamos, por um lado, dar transparência às nossas ações, e por outro, continuar sonhando e fazendo acontecer uma sociedade mais humana, mais igualitária e solidária.
A nossa gratidão a quantos fazem parte desta história!"
 
Além do IPSDP a Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência, aqui no Brasil, (Delegação Nossa Senhora Aparecida) é mantenedora de outros Institutos, como o Instituto Padre Luis Cecchin - IPLC, no Estado de Pernambuco, em homenagem ao saudoso fundador da atividade Pe. Luis Cecchin.
 
Já no estado do Pará, O Instituto Francisco Perez que tem como finalidade preponderante atuação na área de saúde. 
 
Confira o Relatório Social 2017 em https://www.pobresservos.org.br/multimidia/relatorios
 
View the embedded image gallery online at:
http://cesjo.org.br/noticias#sigProId2d51f35509

C.E. SÃO JOSÉ OPERÁRIO - RODA DE CONVERSAS

Aconteceram de 23 a 26 de abril de 2018 as rodas de conversa com alunos e alunas do Centro de Ensino São José Operário. Os diálogos das rodas giraram em torno de dois temas: Integração Grupal e Fraternidade e Superação da Violência.

Para as turmas do 1º ano, o tema em foco foi a Integração Grupal. A abordagem desse tema teve como objetivo diagnosticar em cada turma, o nível de integração já constituído nos primeiros meses do ano letivo.

Uma vez diagnosticado, selecionamos aquilo que é favorável para uma boa convivência e minimizamos os elementos que interferem negativamente na convivência humana dentro do recinto da Escola.

Salientamos que todo o processo das rodas de conversa partiu de animadas e envolventes dinâmicas, entre elas, os jogos de biodança e danças circulares. Todas as dinâmicas contaram com a máxima participação de todos.

Para as turmas dos 2º e 3º anos as conversas partiram do tema da CF 2018 ? Fraternidade e Superação da Violência.

Os diálogos iniciais tiveram como referência o texto base da CF 2018 na sua sábia metodologia: VER, JULGAR E AGIR.

VER: fizemos um levantamento das diversas formas de violência existente na sociedade brasileira. Para esse momento fizemos uso de diversos vídeos devidamente selecionados que abordavam o tema em foco.

JULGAR: partimos da palavra de Jesus, onde ele afirma que a violência brota do coração humano. ?Nada que, de fora, entra na pessoa pode torná-la impura. (...) Pois é de dentro do coração humano, que saem as más intenções: imoralidade, roubo, crimes, adultério, ambições sem limites, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho e falta de juízo? (Mc 7,14-15.21-23).

Concluímos esse ponto afirmando que o coração do ser humano precisa ser pacificado para que possa superar a ideia que o outro é um risco a ser eliminado.

AGIR: nossas ações de superação da violência devem partir do lema da CF 2018 ? ?Somos todos irmãos? (Mt 23,8). Portanto é necessário eliminar do nosso convívio escolar a violência verbal e física.  Somos todos irmãos, por isso deve reinar em nosso ambiente educacional a cultura da paz e da fraternidade.

FORMATURA COLETIVO COCA COLA

No dia 25 de abril aconteceu a formatura de 102 alunos que participaram dos cursos do Coletivo Coca Cola. Os alunos encontravam-se em momento de alegria por concluir essa etapa de formação. Durante o encerramento, o instrutor Deoclaydson Soares parabenizou os alunos pelo esforço, dedicação e crescimento, destacando que é sempre necessário buscar o melhor de si através da qualificação, sem deixar de vista a inserção no mercado de trabalho.

O CESJO em parceria com o Instituto Coca-Cola Brasil está realizando o Projeto Coletivo Jovem Coca-Cola uma iniciativa voltada para os jovens do bairro da Cidade Operária e áreas afins. O projeto é destinado a capacitação de mão-de-obra especializada, à geração de renda e tem como objetivo empoderar jovens de 16 a 25 anos por meio da capacitação, valorização da autoestima e conexão com novas oportunidades de geração de renda.

RETIRO DOS LEIGOS CALABRIANOS

No domingo, 22 de abril, os GRUPOS CALABRIANOS DE LEIGOS E LEIGAS de São Luis/MA, assessorados pelo Ir. Roque Kasmirski, estiveram reunidos em Retiro Espiritual e Formativo.

Na primeira parte da manhã, baseados no livro "Duas Vidas, uma Escolha" refletiram em uma perspectiva psicológica sobre o EU que existem dentro de nós, incentivados a não alimentar o "EU DOENTE" e a valorizar o "EU SAUDÁVEL", para a necessidade de tomada de decisões diante dos sentimentos de medo e dúvida que há em cada pessoa.

No segundo momento, tratamos do Ano do Laicato e Vocacional Calabriano, onde todos somos chamados a viver com amor e valorizar a sua vocação e a buscar a santidade, assumindo o ser VERDADEIRO CRISTÂO, onde quer que estejam, a exemplo de São João Calábria.

Foi uma manhã muito proveitosa, que serviu para integrar e fortalecer ainda mais a Família Calabriana do Maranhão.

DIVINA PROVIDÊNCIA PROVEDE-NOS!

PROJETO GERAR - ENCERRAMENTO E AULA INAUGURAL

CESJO faz entrega de certificados de alunos do 3º Ciclo de Cursos do Projeto Gerar em parceria com Instituto ALCOA. Na oportunidade participaram da aula inaugural os novos alunos do Curso de Eletricista Predial, Eletricista Industrial, Libras e Padeiro, formando assim o 4º Ciclo do Projeto.

O evento aconteceu na segunda dia 16 de abril com a fala do Diretor Geral do CESJO Ir. Roque Kasmirski desejando as boas-vindas aos novos alunos e lembrando da importância da valorização da oportunidade dada aos mesmo, ao mesmo tempo o Irmão desejou sucesso na carreira daqueles que encerraram seu ciclo nos cursos. Na sequência fora proporcionado pela coordenação do projeto uma palestra motivacional sobre HABILIDADES PROFISSIONAIS, tema esse explanado pela Mestra do IFMA Ivanilde Pacheco.

 

 

 

BEATIFICAÇÃO DE CALÁBRIA - 30 ANOS

Mediante uma vida totalmente entregue a Deus Pai Providente e aos mais necessitados, Padre Calábria chega aos Altares não somente pelas suas obras, mas pela sua fé, confiança e abandono filial a Divina Providência. 

Antes mesmo de ser declarado e inscrito no livro dos "Bem-Aventurados", a sua vida já exalava o perfume de Santidade entre as pessoas, revelando-se ainda virtudes vivas e atuais, conforme o Evangelho de Jesus Bendito "Sejamos evangelhos vivos".

Outro aspecto notório de sua vida é a caridade, da qual buscava  difundir uma mensagem de amor, configurada integralmente na vivência radical do Evangelho. Seu empenho espiritual e caritativo é sondar e transformar com sensibilidade evangélica, os males e os perigos do mundo atual, em um amor sem fronteiras, de um Deus que é Pai e Providente, isto é, que conforta, ama e cuida.

Sua generosidade, sorriso, delicadeza, cuidado e consolo junto aos doentes e para com as almas era algo extraordinário, que abria os corações humanos a mais terna graça de Deus. Em meio às provações experimentadas em seu ser o seu sonho ia se tornando uma genuína realidade, pois creu na vontade de Deus. Eis agora o Pe. Calábria! Eis o servo da caridade, que fizera seu o lema de São Paulo: "Fazer-se tudo para todos, a fim de conquistar todos para Cristo"!

Então, no dia 17 de abril de 1988, sinos anunciam e regozijam para toda a igreja, que chegou em Verona/Itália o grande dia de sua Beatificação "O grande momento da celebração foi aquele em que o Bispo de Verona, D. José Amari, dirigindo-se ao Papa pede-lhe humildemente de inscrever no número do Bem-Aventurados os Veneráveis servos de Deus José Nascimbeni e João Calábria".

Na homilia o Papa João Paulo II anuncia "O Padre João Calábria é um testemunho de caridade com os pobres, de zelo pelas almas, de amor intenso por Deus".

 

Referência REVISTA A PONTE, 1988.

 

LISTA DE EXCEDENTES - CURSOS PROJETO GERAR

CESJO divulga lista de excedentes para inscrições dos cursos do Projeto GERAR em parceria com o Instituto ALCOA.

ATENÇÃO PARA OS DOCUMENTOS E DATAS:

Documentação necessária:

1 Foto 3x4 (Atualizada)

Xerox do RG/ CPF

Xerox do Comprovante de Residência (Atualizado) 

Comprovação de Escolaridade 

Declaração Atualizada/Original 

Xerox do Certificado 

Observação: Para os candidatos menor de idade deverá comparecer no ato da matricula com o seu responsável com identificação.

Horário de atendimento:

MANHÃ 08:30hs às 11:30hs;

TARDE 14:00hs às 16:30hs.

Para os candidatos do curso de Libra noturno que não tiverem disponibilidade para a entrega da documentação pelos turnos matutino e vespertino, poderá está enviando outra pessoa que tenha vinculo familiar..

CRONOGRAMA

EVENTO

DATA

Pré-inscrição On-line

05, 06 e 07/04/2018

Divulgação da lista de pré-inscritos

09/04/2018

Entrega de documentos

10/04/2018 a 11/04/2018

Divulgação da lista de excedentes

12/04/2018

Entrega de documentos dos excedentes

13/04/2018

Aula inaugural

16/04/2018

 

 

LISTA DE PRÉ-INSCRITOS - CURSOS PROJETO GERAR

CESJO divulga lista com nomes dos candidatos pré-selecionados para inscrições dos cursos do Projeto GERAR em parceria com o Instituto ALCOA.

ATENÇÃO PARA OS DOCUMENTOS E DATAS:

Documentação necessária:

1 Foto 3x4 (Atualizada)

Xerox do RG/ CPF

Xerox do Comprovante de Residência (Atualizado) 

Comprovação de Escolaridade 

Declaração Atualizada/Original 

Xerox do Certificado 

Observação: Para os candidatos menor de idade deverá comparecer no ato da matricula com o seu responsável com identificação.

Horário de atendimento:

MANHÃ 08:30hs às 11:30hs;

TARDE 14:00hs às 16:30hs.

Para os candidatos do curso de Libra noturno que não tiverem disponibilidade para a entrega da documentação pelos turnos matutino e vespertino, na quarta-feira do dia 11-04-2018 a partir das 18:00 ás 21:00 horas a secretaria estará aberta para atendê-los.

CRONOGRAMA

EVENTO

DATA

Pré-inscrição On-line

05, 06 e 07/04/2018

Divulgação da lista de pré-inscritos

09/04/2018

Entrega de documentos

10/04/2018 a 11/04/2018

Divulgação da lista de excedentes

12/04/2018

Entrega de documentos dos excedentes

13/04/2018

Aula inaugural

16/04/2018

 

 

INSCRIÇÕES CURSOS GERAR

ATENÇÃO!!!

Antes de iniciar a inscrição, saiba exatamente qual a sua pretensão de curso e os horários. Não esqueça de olhar os requisitos mínimos exigidos.

REQUISITO PARA TODOS OS CURSOS:

**SER MORADOR DA CIDADE OPERÁRIA OU BAIRROS CIRCUNVIZINHOS**

Requisitos para os cursos de ELETRICISTA INDUSTRIAL (tarde) e ELETRICISTA PREDIAL (manhã e tarde):

- A PARTIR DE 16 ANOS
- A PARTIR DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO

Requisitos para os cursos de LIBRAS BÁSICO (tarde e noite):

- TER NO MÍNIMO 18 ANOS
- ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO

Requisitos para os cursos de PADEIRO (matutino):

- A PARTIR DE 18 ANOS
- ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO

CRONOGRAMA

EVENTO

DATA

Pré-inscrição On-line

05, 06 e 07/04/2018

Divulgação da lista de pré-inscritos

09/04/2018

Entrega de documentos

10/04/2018 a 11/04/2018

Divulgação da lista de excedentes

12/04/2018

Entrega de documentos dos excedentes

13/04/2018

Aula inaugural

16/04/2018

 

CESJO Campeã - Gincana Pátio Norte Shopping

Aconteceu neste domingo, dia 18 de março, a I Gincana Cultural Pátio Norte Shopping em parceria com o grupo Mirante.

O evento envolveu estudantes de oito unidades de ensino de São Luís, que se mobilizaram com mais de uma semana arrecadando alimentos como prova da primeira bateria onde o CESJO saiu logo na frente ficando em primeiro lugar na contagem de alimentos, com total arrecadado de quase meia tonelada. No final da contagem de todos os alimentos, que chegou a mais de uma tonelada e meia, foram doados para o Lar Calábria, entidade que trabalha com acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, que hoje atende em regime de Casa Lar.

Os alunos Manuelle Santos, Rian Cristian M. de Oliveira e Ellian Rosert V. Santos desempenharam muito bem o seu papel e estão de parabéns, pois conseguiram trazer o título de campeão, além do troféu de vencedor, também será destinada à escola uma quantia em dinheiro que deverá ser usada para projetos em benefício a escola.

Além do C.E. São José Operário, que ficou em primeiro lugar, participaram da gincana o Centro de Ensino Barjonas Lobão, o Centro de Ensino São José de Ribamar, o Centro de Ensino Cidade Operária II, o Centro de Ensino Professor Ignácio Rangel, o Centro de Ensino Maria José Aragão e o Centro de Ensino Mato Grosso. Para Viviane de Paula, Gerente de Marketing do Grupo Mirante, a iniciativa mostrou os benefícios da parceria entre projetos de ensino e interesses comerciais.

View the embedded image gallery online at:
http://cesjo.org.br/noticias#sigProId57bb136f0e

Formação Calabriana - CF 2018

Professores e Colaboradores  Núcleo de Ensino Regular - NER

Aconteceu no dia 28 de fevereiro de 2018 na Capela do Cesjo o primeiro dia de formação calabriana para os professores e colaboradores do Núcleo de Ensino Regular. O conteúdo abordado foi a Campanha da Fraternidade 2018, tema: ''Fraternidade e superação da violência'' e lema: ''Vós sois todos irmãos'' (Mt 23,8).

A formação teve como ponto de partida o texto base da CF 2018 e foi focalizado o ponto 3.1 ''A violência nasce no coração do homem e da mulher''. Antes da abordagem do tema em foco tivemos uma breve introdução sobre a espiritualidade como caminho de transformação interior. Essa introdução possibilitou uma melhor recepção dos conteúdos por parte dos participantes.

Um dos elementos importantes na formação foram os encaminhamentos pedagógicos para serem trabalhados em sala ao longo do ano com os alunos.

A formação foi facilitada pelo Ir. Luiz Barros e contou com dinâmicas de integração facilitadas por Graça e Francisca, ambas colaboradoras do CESJO com atuação no NER.

View the embedded image gallery online at:
http://cesjo.org.br/noticias#sigProId63b3cce887

 

 

 

Lar Calábria recebe doação - Seja Henriques

O Lar Calábria recebe doação de materiais escolares

Através do Projeto Seja Henrique idealizado pelo jovem Jorge Henrique Santos Seixas e amigos, direciona seus trabalhos para arrecadação de donativos para o Lar Calábria.

Acompanhe Materia no Blog!

Parceria Institucional com o Grupo Mateus

O Instituto Pobres Servos da Divina Providencia mantenedora do Lar Calábria iniciou uma parceria com Grupo Mateus para realização do Projeto Oportunizar que contempla crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional. O projeto tem como finalidade desenvolver diversas oficinas nas áreas de sustentabilidade, educação, esporte, artes culturais e culinária, higiene pessoal e saúde bucal.

No sábado dia 17 de fevereiro as crianças e adolescentes participaram do momento de abertura do Projeto Oportunizar, onde contaram com participação da equipe técnica do Lar Calábria, a coordenadora do projeto do Grupo Mateus a senhora Nayara juntamente com sua equipe de voluntários. Durante a Manhã as crianças e adolescentes se envolveram em atividades de interação com toda a equipe de voluntários do Grupo Mateus que serão responsáveis pelo desenvolvimento das ações do projeto. As atividades aconteceram todos os sábados de 8: 00hs às 12:00hs nas dependências do CESJO.

View the embedded image gallery online at:
http://cesjo.org.br/noticias#sigProIdd0d4473210

Centro Dia Infantil Inauguração

Dia 19 de fevereiro de 2018 tornou-se uma data importante na história do atendimento à infância com a inauguração do Centro Dia Infantil para Crianças com Deficiência, um serviço que está no âmbito do SUAS, sendo referendado pelo CREAS que acompanha durante o dia crianças de 0 a 6 anos com microcefalia e deficiências associadas em situação de dependência e suas famílias.  O objetivo desse serviço é garantir a proteção e ampliação da rede de cuidados às crianças com deficiências e suas famílias.

O serviço do Centro-Dia Infantil é executado pelo Centro Educacional São José Operário, sendo referência nacional na área. O diretor do Centro Educacional e Social São José Operário, Roque Kasmirsk, pontuou a ação como de grande relevância social e comunitária. -É uma grande honra para a nossa entidade ser parceira dessa iniciativa tão louvável e que tão bem fará às crianças com deficiência e às suas famílias. E esse é o nosso principal propósito: ajudar as pessoas e a comunidade no seu desenvolvimento social e espiritual-, disse.

Estiveram presentes na solenidade o prefeito Edvaldo Holanda Junior juntamente com a primeira-dama Camila Holanda, o vice-prefeito de São Luís, Júlio Pinheiro, Andreia Launde - Secretária Municipal da Criança de Assistência Social, Célia Salazar - Secretária Adjunta de Desenvolvimento Social, Lula Filho -  Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Rosa - Secretário Adjunto de Estado da Saúde, Cursino Raposo - Secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento, Bira do Pindaré - Deputado Estadual; Weverton Rocha - Deputado Federal dentre outras autoridades.

A festa foi abrilhantada pela apresentação do Boizinho do Centro Dia Adulto e atividades dos serviço de convivência e fortalecimento de vínculos do território. Irmão Roque, direto geral do instituto, acolheu a todos e ressaltou a importância do Centro Dia e das parcerias para que esse objetivo fosse alcançado. Por fim, houve a inauguração do prédio, benção ministrada por Pe Paulo Palaoro e os convidados foram conhecer as dependências do Centro.

View the embedded image gallery online at:
http://cesjo.org.br/noticias#sigProId6cb9d51e61

Centro Dia Infantil - Inauguração Convite

CESJO irá inaugurar Centro Dia Infantil para crianças com microcefalia.

Acontecerá no dia 19 de fevereiro as 09h nas dependências do Centro Educacional e Social São José Operário, a inauguração de mais um serviço voltado a pessoa com deficiência, nesse caso com foco a criança com deficiência. O Centro Dia Infantil é uma parceria com a Prefeitura de São Luís, Governo Federal, Governo do Estado e o Instituto Pobres Servos da Divina Providência.

O que é Centro Dia para Crianças?

É um serviço que está no âmbito do SUAS (Sistema Único da Assistência Social), sendo referenciado pelo CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) que acompanha durante o dia crianças de 0 a 6 anos com deficiências e as suas famílias.

Com tudo pronto para receber as famílias, antes da inauguração várias visitas foram feitas nas dependências do Centro, pela Secretaria e pelas próprias famílias das crianças que serão atendidas, por toda equipe técnica e de cuidadores  que já foi selecionada e capacitada para melhor atender os usuários do serviço.

Na oportunidade conversamos com Senhor Dain Brandão, pai do Beijamim, criança com microcefalia e com a Secretária Andréia Carla Santana Everton Lauande .

- DIC: A semanas da inauguração do Centro Dia Infantil aqui no Maranhão, qual a importância de um serviço como esse aqui na capital?

- Dain Brandão: Para a gente é muito importante porque, além da terapia que é uma coisa urgente que precisamos, mas também a questão do afeto, porque a proposta do Centro Dia é aproximar às famílias, acho que essa proposta de que o pai e a mãe tenham um momento com seus filhos de forma tranquila é muito necessário... Ter um Centro que dá uma oportunidade de aprender isso em conjunto acho que é de extrema importância.

O pai comentou ainda a importância do convite dos gestores da Instituição para acompanhar e ajudar no plano de trabalho que o Centro irá oferecer fazendo uso do lema do movimento que é o Nada sobre nós, sem nós, que faz toda a diferença no dia a dia dos trabalhos do Centro.

- DIC: Qual a visão da Prefeitura de São Luís e da Secretaria na necessidade de Centros como esse voltado a pessoa com deficiência?

- Andréia Carla Lauande: Na verdade a Prefeitura de São Luís entende que tem esse débito histórico com as pessoas com deficiência, e com determinação do Prefeito todos os nossos serviços tem que ser pensados e voltados a pessoa com deficiência, sabemos que ainda há muito a se fazer mas já se iniciou todo esse processo, o próprio Centro Dia para jovens e adultos que foi inaugurado dia 18 de março de 2014 que esse ano faz 4 anos de inauguração, então isso para nós é uma marco porque é uma referência nacional e foi uma parceria que deu muito certo com a Congregação Pobres Servos da Divina Providência, desta mesma forma agente estende essa parceria com a ampliação desse serviço para atendimento as crianças com deficiência que sempre foram um grito do movimento que pensássemos em mais serviços para crianças com deficiência e claro que nesse momento são as crianças com microcefalia que são a prioridade, entretanto como já conversamos com alguns familiares, é um processo de aprendizagem constante, a equipe já foi selecionada e está se capacitando e nós vamos alargando esse nosso atendimento, começar com criança com microcefalia depois expandindo para outros tipos de deficiência para que agente de fato possa fazer melhor atendimento possível, então a tendência é que de fato daqui a mais algum tempinho se construa outro serviço de referência nacional, por isso que a gente está trabalhando já.

View the embedded image gallery online at:
http://cesjo.org.br/noticias#sigProId1d9478382e

Volta as aulas - CESJO 2018

O CE São José Operário recebe com muita alegria os antigos e novos alunos do ano letivo de 2018.

Na ocasião o Professor e Diretor Jorge Luís passou todas as normas estabelecidas pela Rede Estadual de Educação com todos os seus direitos e deveres. O CE São José Operário atende em torno de 1050 alunos entre jovens e adultos na modalidade Ensino Regular e EJA nos turnos manhã, tarde e noite.

View the embedded image gallery online at:
http://cesjo.org.br/noticias#sigProId28b016c506

 

Jornada Pedagógica - CESJO

De 17 a 26 de janeiro na Biblioteca do CESJO, foi realizada a Jornada Pedagógica que visa organizar os trabalhos para o ano letivo de 2018. Os professores são convocados para esse momento com o processo organizacional diária e estudo, onde eles planejam todo conteúdo, ações e projetos que serão desenvolvidos durante o ano de 2018. A escola segue orientação da SEDUC e ainda não trabalha o novo sistema do Ministério da Educação que é a Base Curricular Comum Nacional que está prevista para ser inserida em todo Brasil apenas em 2022, esse sistema se encontra implantado somente no Ensino Fundamental.

A Jornada iniciou dia 17 de janeiro com termino para o dia 19 tendo em vista o início das aulas previsto para o dia 22, porem o Governo do Estado por meio da SEDUC, prorrogou o prazo até o dia 26 destinada ao estudo dos cadernos curriculares e também para as diretrizes curriculares de ensino.

Com o início das aulas dia 29 de janeiro, o Prof. Dir.º Jorge Luís deixa uma mensagem para os novos alunos do CESJO:

Estamos ansiosos para recebê-los, não só os nossos alunos dos anos 2016 e 2017 que agora finalizaram o ciclo da educação básica em 2018, mas como também aqueles que vão ter acesso em 2018 que são os alunos do 1º ano. Desejamos a todos boas vindas, que eles de fato saibam aproveitar tudo o que está sendo organizado e planejado pela gestão, supervisão e coordenação da escola juntamente com todo corpo docente, pessoal do administrativo, pessoal de apoio pedagógico da escola.

View the embedded image gallery online at:
http://cesjo.org.br/noticias#sigProId51d58c127f

Certificação e aula inaugural - Projeto GERAR

Aconteceu no dia 22 de janeiro o encerramento do 1ºCICLO e aula inaugural de inserção de novos alunos para o 2ºCICLO para o Projeto GERAR em parceria com a ALCOA. A cerimônia aconteceu no Auditório São João Calábria com as boas-vindas a todos os novos alunos e apresentação de vídeo da retrospectiva do 1ºCICLO, na sequencia foi dado a palavra aos representantes do CESJO e do Instituto ALCOA. Dulcimar Soraes e Joana Burgos parceiras do CESJO se fizeram presente e falaram da importância de abraçar cursos como esses, onde parcerias como essas são feitas apenas com empresas e instituições serias.

O EVENTO ACONTECEU PARA OFICIALIZAR:

·  150 formandos do 1°CICLO, nos cursos de Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Padeiro, Promotor de Vendas e Operador de Computador.

·  E a entrada dos 135 alunos do 2° ciclo, nos cursos de PADEIRO, OPERADOR DE COMPUTADOR, PROMOTOR DE VENDAS E ELETRICISTA INDUSTRIAL.

Durante o 1º ciclo tivemos algumas inserções para o mercado de trabalho, porém, muita das vezes isso não é uma tarefa fácil conseguir conciliar a rotina profissional com cursos de especialização, tiveram até que optar por não concluir o curso, priorizando assim a introdução no mercado.

·  3 alunos de Assistente de Recursos Humanos pela manhã (2 na área comercial e 1 aluno para o setor de Recursos Humanos do Hospital Aldenora Belo.)

·  1 aluno de Assistente Administrativo da área comercial (Polyele Calçados) 

·  1 aluna de Padaria, para atender demanda de final de ano como de profissional autônoma.

View the embedded image gallery online at:
http://cesjo.org.br/noticias#sigProId6933430de8

Apresentação de trabalhos - Projeto GERAR

Alunos do Projeto GERAR, apresentaram seus trabalhos finais mostrando todo o aprendizado ao longo de 3 meses de intenso curso. As apresentações contaram também como nota final para conclusão dos cursos.

Projetos voltado ao setor do empreendedorismo foram apresentados por alunos através da demonstração de propostas de abertura de empesas nos seus vários setores. A turma de Assistente de Recursos Humanos apresentou um teatro demonstrando as várias formas de apresentação de currículos e entrevistas para o mercado de trabalho, transmitindo para todos presentes como se apresentar e como não se presentar para uma entrevista de emprego. Foi apresentado ainda em vídeos toda a trajetória dos alunos de Operador de Computador, aonde os alunos puderam mostrar de forma dinâmica e com ajuda do professor os vários Softwares disponíveis bem como a dimensão das ferramentas fornecidas pela Google. Destaque para as turmas de Promotor de Vendas e Panificação que além de mostrarem as várias de forma de vendas e de como ter a atenção de um cliente para um produto também mostraram como foi produzido todos os alimentos da área de panificação bem como o condicionamento, armazenamento e apresentação dos produtos nas vitrines.

View the embedded image gallery online at:
http://cesjo.org.br/noticias#sigProIde9bc434c3d

Lista de excedentes - Projeto GERAR

CESJO divulga lista de excedentes para inserção curso Projeto GERAR.



ATENÇÃO!!!

PROJETO GERAR

DOCUMENTAÇÃO NECESSARIA PARA REALIZAR A INSCRIÇÃO

 

Cronograma de fases:

 

DATA

EVENTO

17/01/2018

Lista de excedentes

18/01/2018

Entrega dos documentos dos excedentes

22/01/2018

Aula Inaugural

 

·        1 FOTO 3X4 (ATUALIZADA)

·        RG (XEROX)

·        CPF (XEROX)

·        COMPROVANTE DE ESCOLARIDADE (DECLARAÇÃO ORIGINAL E ATUALIZADA OU XEROX DO CERTIFICADO DE CONCLUSÃO)

·        COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA (ATUALIZADA)

OBSERVAÇÃO: A ENTREGA DOS DOCUMENTOS SERÁ REALIZADA NO DIA 18 DE JANEIRO DE 2018.

HORÁRIO

MANHÃ 8:00 ÁS 11:00 Horas /TARDE 14:00 ÁS 16:00 Horas

Lista de pré-selecionados - cursos GERAR

CESJO divulga lista de pré selecionados para inserção aos cursos do Projeto GERAR!


ATENÇÃO!!!
PROJETO GERAR
 
DOCUMENTAÇÃO NECESSARIA PARA REALIZAR A INSCRIÇÃO
 
CRONOGRAMA DE FASES:
08/01/2018 a 09/01/2018 Inscrições
12/01/2018 Lista de pré-selecionados
15/01/2018 a 16/01/2018 Entrega de documentos
17/01/2018 Lista de excedentes
18/01/2018 Entrega dos documentos dos excedentes
22/01/2018 Aula Inaugural
 
1 FOTO 3X4 (ATUALIZADA)
RG (XEROX)
CPF (XEROX)
COMPROVANTE DE ESCOLARIDADE (DECLARAÇÃO ORIGINAL E ATUALIZADA OUCERTIFICADO DE CONCLUSÃO)
COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA (ATUALIZADA)
OBSERVAÇÃO:A ENTREGA DOS DOCUMENTOS SERÁ REALIZADA NOS DIAS 15 E 16 DE
JANEIRO DE 2018.
HORÁRIO
MANHÃ 8:00 ÁS 11:00 Horas /TARDE 14:00 ÁS 16:00 Horas

Classificação final - Processo Seletivo 01/2017

CESJO divulga lista de classificados finais do processo seletivo 01/2017.


Os profissionais contratados iniciarão a prestação dos serviços logo após assinatura do instrumento contratual, com exceção dos candidatos que estiver em cadastro reserva. Vale ressaltar que o referido processo seletivo tem duração de dois (02) anos, a partir da data de publicação do edital.

Inscrições para cursos - Projeto GERAR

CESJO abre inscrições para o 2º Ciclo de cusos pelo projeto GERAR em parceria com a ALCOA!


ATENÇÃO!!!

Antes de iniciar a inscrição, saiba exatamente qual a sua pretensão de curso e os horários. Não esqueça de olhar os requisitos mínimos exigidos.

                    INSCRIÇÃO AS 10:00 DO DIA 08/01/2018 ATÉ O DIA 09/01/2018 ÀS 17:00

                                    SOMENTE SERÁ ACEITA UMA INSCRIÇÃO POR CPF

REQUISITO PARA TODOS OS CURSOS:

                   **** SER MORADOR DA CIDADE OPERÁRIA OU BAIRROS CIRCUNVIZINHOS**** 

Requisitos para os cursos de ELETRICISTA INDUSTRIAL E OPERADOR DE COMPUTADOR:

 - A PARTIR DE 16 ANOS

 - A PARTIR DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO

Requisitos para os cursos de PROMOTOR DE VENDAS

 - TER NO MÍNIMO 18 ANOS

 - ENSINO MÉDIO COMPLETO

Requisitos para os cursos de PADEIRO:

 - A PARTIR DE 18 ANOS

 - ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO

DATA

EVENTO

08/01/2018 a 09/01/2019

Inscrições

12/01/2018

Lista de pré-selecionados

15/01/2018 à 16/01/2018

Entrega de documentos

17/01/2018

Lista de excedentes

18/01/218

Entrega de documentos dos excedentes

22/01/2018

Aula inaugural

 

Lista de classificados para etapa - Processo seletivo 01/2017

CESJO divulga lista de classificados para 3ª etapa do processo seletivo 01/2017 para Centro Dia Infantil.


Após abertura dos envelopes no dia 30/01/2017 pela banca avaliadora do processo seletivo, composta pela Coordenação Administrativa, Coordenação do Serviço, do serviço e coordenação de gestão com pessoas do instituto, e o processo da 2ª etapa, que visou o avaliar o conhecimento dos candidatos, o CESJO divulga a lista de classificados para a 3ª etapa.

Acompanhe as fases do processo abaixo:

FASES DO PROCESSO

1ª ETAPA

Entrega de Currículos

29/12 das 8:00 as 11:00 e das 14:00 as 17:00

Divulgação dos Classificados

02/01/2018

2ª ETAPA

Dinâmica de grupo e questionário

03/01/2018

Divulgação dos Classificados

04/01/2018

3ª ETAPA

Aplicação do Teste Psicológico tarde às 14:00

 

05/01/2018

Entrevista Individual

08/01/2018

Resultado Final

09/01/2018

 

Classificados para etapa seletivo 01/2017

CESJO divulga lista de classificados 2ª etapa do processo seletivo 01/2017.


Foram mais de 330 currículos recebidos e analisados pela equipe técnica do CESJO na 1ªetapa do processo seletivo. No final de todo processo serão 10 vagas para cuidador sendo dessas 2 vagas em cadastro reserva e 7 para auxiliar de Cuidador sendo dessas 2 para cadastro reserva.

A segunda 2ª etapa será dia 03/01/2018 às 14:00hs. O conteúdo do questionário estará pautado nas orientações sobre o serviço de proteção social especial para pessoas com deficiência e suas famílias, ofertado em Centro-Dia e Centro Dia Infantil.

Acompanhe as datas abaixo:

 

FASES DO PROCESSO

1ª ETAPA

Entrega de Currículos

29/12 das 8:00 as 11:00 e das 14:00 as 17:00

Divulgação dos Classificados

02/01/2018

2ª ETAPA

Dinâmica de grupo e questionário

03/01/2018

Divulgação dos Classificados

04/01/2018

3ª ETAPA

Aplicação do Teste Psicológico tarde às 14:00

 

05/01/2018

Entrevista Individual

08/01/2018

Resultado Final

09/01/2018

 

Processo Seletivo - Centro Dia

TERMO DE REFERÊNCIA DE PROCESSO SELETIVO N.º 01/2017 PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CARGO DE CUIDADOR E AUXILIAR DE CUIDADOR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DO SERVIÇO CENTRO DIA, PRIORITARIAMENTE CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS COM MICROCEFALIA.



O Instituto Pobres Servos da Divina Providência - IPSDP, entidade privada sem fins lucrativos, inscrita no CNPJ: 92.726.819/0012-01, com sede na Av. Duzentos e três, 100A, bairro Cidade Operária, São Luís - MA, entidade selecionada pela Prefeitura Municipal de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social ? SEMCAS, através do Termo de Cooperação  nº 03/2017 ? SEMCAS, torna público e CONVIDA os interessados a apresentarem currículos, visando à contratação de profissionais para prestação de serviços por prazo indeterminado na cidade de São Luís - MA, conforme detalhado a seguir, no âmbito do Serviço Centro Dia de Referência para Pessoa com Deficiência, na função de Cuidador de Pessoa com Deficiência e Auxiliar de Cuidador.