Notícias

Centro Dia Infantil Inauguração

Dia 19 de fevereiro de 2018 tornou-se uma data importante na história do atendimento à infância com a inauguração do Centro Dia Infantil para Crianças com Deficiência, um serviço que está no âmbito do SUAS, sendo referendado pelo CREAS que acompanha durante o dia crianças de 0 a 6 anos com microcefalia e deficiências associações em situação de dependência e suas famílias.  O objetivo desse serviço é garantir a proteção e ampliação da rede de cuidados às crianças com deficiências e suas famílias.

O serviço do Centro-Dia Infantil é executado pelo Centro Educacional São José Operário, sendo referência nacional na área. O diretor do Centro Educacional e Social São José Operário, Roque Kasmirsk, pontuou a ação como de grande relevância social e comunitária. -É uma grande honra para a nossa entidade ser parceira dessa iniciativa tão louvável e que tão bem fará às crianças com deficiência e às suas famílias. E esse é o nosso principal propósito: ajudar as pessoas e a comunidade no seu desenvolvimento social e espiritual-, disse.

Estiveram presentes na solenidade o prefeito Edvaldo Holanda Junior juntamente com a primeira-dama Camila Holanda, o vice-prefeito de São Luís, Júlio Pinheiro, Andreia Launde - Secretária Municipal da Criança de Assistência Social, Célia Salazar - Secretária Adjunta de Desenvolvimento Social, Lula Filho -  Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Rosa - Secretário Adjunto de Estado da Saúde, Cursino Raposo - Secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento, Bira do Pindaré - Deputado Estadual; Weverton Rocha - Deputado Federal dentre outras autoridades.

A festa foi abrilhantada pela apresentação do Boizinho do Centro Dia Adulto e atividades dos serviço de convivência e fortalecimento de vínculos do território. Irmão Roque, direto geral do instituto, acolheu a todos e ressaltou a importância do Centro Dia e das parcerias para que esse objetivo fosse alcançado. Por fim, houve a inauguração do prédio, benção ministrada por Pe Paulo Palaoro e os convidados foram conhecer as dependências do Centro.

View the embedded image gallery online at:
http://cesjo.org.br/noticias#sigProId6cb9d51e61

Centro Dia Infantil - Inauguração Convite

CESJO irá inaugurar Centro Dia Infantil para crianças com microcefalia.

Acontecerá no dia 19 de fevereiro as 09h nas dependências do Centro Educacional e Social São José Operário, a inauguração de mais um serviço voltado a pessoa com deficiência, nesse caso com foco a criança com deficiência. O Centro Dia Infantil é uma parceria com a Prefeitura de São Luís, Governo Federal, Governo do Estado e o Instituto Pobres Servos da Divina Providência.

O que é Centro Dia para Crianças?

É um serviço que está no âmbito do SUAS (Sistema Único da Assistência Social), sendo referenciado pelo CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) que acompanha durante o dia crianças de 0 a 6 anos com deficiências e as suas famílias.

Com tudo pronto para receber as famílias, antes da inauguração várias visitas foram feitas nas dependências do Centro, pela Secretaria e pelas próprias famílias das crianças que serão atendidas, por toda equipe técnica e de cuidadores  que já foi selecionada e capacitada para melhor atender os usuários do serviço.

Na oportunidade conversamos com Senhor Dain Brandão, pai do Beijamim, criança com microcefalia e com a Secretária Andréia Carla Santana Everton Lauande .

- DIC: A semanas da inauguração do Centro Dia Infantil aqui no Maranhão, qual a importância de um serviço como esse aqui na capital?

- Dain Brandão: Para a gente é muito importante porque, além da terapia que é uma coisa urgente que precisamos, mas também a questão do afeto, porque a proposta do Centro Dia é aproximar às famílias, acho que essa proposta de que o pai e a mãe tenham um momento com seus filhos de forma tranquila é muito necessário... Ter um Centro que dá uma oportunidade de aprender isso em conjunto acho que é de extrema importância.

O pai comentou ainda a importância do convite dos gestores da Instituição para acompanhar e ajudar no plano de trabalho que o Centro irá oferecer fazendo uso do lema do movimento que é o Nada sobre nós, sem nós, que faz toda a diferença no dia a dia dos trabalhos do Centro.

- DIC: Qual a visão da Prefeitura de São Luís e da Secretaria na necessidade de Centros como esse voltado a pessoa com deficiência?

- Andréia Carla Lauande: Na verdade a Prefeitura de São Luís entende que tem esse débito histórico com as pessoas com deficiência, e com determinação do Prefeito todos os nossos serviços tem que ser pensados e voltados a pessoa com deficiência, sabemos que ainda há muito a se fazer mas já se iniciou todo esse processo, o próprio Centro Dia para jovens e adultos que foi inaugurado dia 18 de março de 2014 que esse ano faz 4 anos de inauguração, então isso para nós é uma marco porque é uma referência nacional e foi uma parceria que deu muito certo com a Congregação Pobres Servos da Divina Providência, desta mesma forma agente estende essa parceria com a ampliação desse serviço para atendimento as crianças com deficiência que sempre foram um grito do movimento que pensássemos em mais serviços para crianças com deficiência e claro que nesse momento são as crianças com microcefalia que são a prioridade, entretanto como já conversamos com alguns familiares, é um processo de aprendizagem constante, a equipe já foi selecionada e está se capacitando e nós vamos alargando esse nosso atendimento, começar com criança com microcefalia depois expandindo para outros tipos de deficiência para que agente de fato possa fazer melhor atendimento possível, então a tendência é que de fato daqui a mais algum tempinho se construa outro serviço de referência nacional, por isso que a gente está trabalhando já.

View the embedded image gallery online at:
http://cesjo.org.br/noticias#sigProId1d9478382e

Volta as aulas - CESJO 2018

O CE São José Operário recebe com muita alegria os antigos e novos alunos do ano letivo de 2018.

Na ocasião o Professor e Diretor Jorge Luís passou todas as normas estabelecidas pela Rede Estadual de Educação com todos os seus direitos e deveres. O CE São José Operário atende em torno de 1050 alunos entre jovens e adultos na modalidade Ensino Regular e EJA nos turnos manhã, tarde e noite.

View the embedded image gallery online at:
http://cesjo.org.br/noticias#sigProId28b016c506

 

Jornada Pedagógica - CESJO

De 17 a 26 de janeiro na Biblioteca do CESJO, foi realizada a Jornada Pedagógica que visa organizar os trabalhos para o ano letivo de 2018. Os professores são convocados para esse momento com o processo organizacional diária e estudo, onde eles planejam todo conteúdo, ações e projetos que serão desenvolvidos durante o ano de 2018. A escola segue orientação da SEDUC e ainda não trabalha o novo sistema do Ministério da Educação que é a Base Curricular Comum Nacional que está prevista para ser inserida em todo Brasil apenas em 2022, esse sistema se encontra implantado somente no Ensino Fundamental.

A Jornada iniciou dia 17 de janeiro com termino para o dia 19 tendo em vista o início das aulas previsto para o dia 22, porem o Governo do Estado por meio da SEDUC, prorrogou o prazo até o dia 26 destinada ao estudo dos cadernos curriculares e também para as diretrizes curriculares de ensino.

Com o início das aulas dia 29 de janeiro, o Prof. Dir.º Jorge Luís deixa uma mensagem para os novos alunos do CESJO:

Estamos ansiosos para recebê-los, não só os nossos alunos dos anos 2016 e 2017 que agora finalizaram o ciclo da educação básica em 2018, mas como também aqueles que vão ter acesso em 2018 que são os alunos do 1º ano. Desejamos a todos boas vindas, que eles de fato saibam aproveitar tudo o que está sendo organizado e planejado pela gestão, supervisão e coordenação da escola juntamente com todo corpo docente, pessoal do administrativo, pessoal de apoio pedagógico da escola.

View the embedded image gallery online at:
http://cesjo.org.br/noticias#sigProId51d58c127f

Certificação e aula inaugural - Projeto GERAR

Aconteceu no dia 22 de janeiro o encerramento do 1ºCICLO e aula inaugural de inserção de novos alunos para o 2ºCICLO para o Projeto GERAR em parceria com a ALCOA. A cerimônia aconteceu no Auditório São João Calábria com as boas-vindas a todos os novos alunos e apresentação de vídeo da retrospectiva do 1ºCICLO, na sequencia foi dado a palavra aos representantes do CESJO e do Instituto ALCOA. Dulcimar Soraes e Joana Burgos parceiras do CESJO se fizeram presente e falaram da importância de abraçar cursos como esses, onde parcerias como essas são feitas apenas com empresas e instituições serias.

O EVENTO ACONTECEU PARA OFICIALIZAR:

·  150 formandos do 1°CICLO, nos cursos de Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Padeiro, Promotor de Vendas e Operador de Computador.

·  E a entrada dos 135 alunos do 2° ciclo, nos cursos de PADEIRO, OPERADOR DE COMPUTADOR, PROMOTOR DE VENDAS E ELETRICISTA INDUSTRIAL.

Durante o 1º ciclo tivemos algumas inserções para o mercado de trabalho, porém, muita das vezes isso não é uma tarefa fácil conseguir conciliar a rotina profissional com cursos de especialização, tiveram até que optar por não concluir o curso, priorizando assim a introdução no mercado.

·  3 alunos de Assistente de Recursos Humanos pela manhã (2 na área comercial e 1 aluno para o setor de Recursos Humanos do Hospital Aldenora Belo.)

·  1 aluno de Assistente Administrativo da área comercial (Polyele Calçados) 

·  1 aluna de Padaria, para atender demanda de final de ano como de profissional autônoma.

View the embedded image gallery online at:
http://cesjo.org.br/noticias#sigProId6933430de8

Apresentação de trabalhos - Projeto GERAR

Alunos do Projeto GERAR, apresentaram seus trabalhos finais mostrando todo o aprendizado ao longo de 3 meses de intenso curso. As apresentações contaram também como nota final para conclusão dos cursos.

Projetos voltado ao setor do empreendedorismo foram apresentados por alunos através da demonstração de propostas de abertura de empesas nos seus vários setores. A turma de Assistente de Recursos Humanos apresentou um teatro demonstrando as várias formas de apresentação de currículos e entrevistas para o mercado de trabalho, transmitindo para todos presentes como se apresentar e como não se presentar para uma entrevista de emprego. Foi apresentado ainda em vídeos toda a trajetória dos alunos de Operador de Computador, aonde os alunos puderam mostrar de forma dinâmica e com ajuda do professor os vários Softwares disponíveis bem como a dimensão das ferramentas fornecidas pela Google. Destaque para as turmas de Promotor de Vendas e Panificação que além de mostrarem as várias de forma de vendas e de como ter a atenção de um cliente para um produto também mostraram como foi produzido todos os alimentos da área de panificação bem como o condicionamento, armazenamento e apresentação dos produtos nas vitrines.

View the embedded image gallery online at:
http://cesjo.org.br/noticias#sigProIde9bc434c3d

Lista de excedentes - Projeto GERAR

CESJO divulga lista de excedentes para inserção curso Projeto GERAR.



ATENÇÃO!!!

PROJETO GERAR

DOCUMENTAÇÃO NECESSARIA PARA REALIZAR A INSCRIÇÃO

 

Cronograma de fases:

 

DATA

EVENTO

17/01/2018

Lista de excedentes

18/01/2018

Entrega dos documentos dos excedentes

22/01/2018

Aula Inaugural

 

·        1 FOTO 3X4 (ATUALIZADA)

·        RG (XEROX)

·        CPF (XEROX)

·        COMPROVANTE DE ESCOLARIDADE (DECLARAÇÃO ORIGINAL E ATUALIZADA OU XEROX DO CERTIFICADO DE CONCLUSÃO)

·        COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA (ATUALIZADA)

OBSERVAÇÃO: A ENTREGA DOS DOCUMENTOS SERÁ REALIZADA NO DIA 18 DE JANEIRO DE 2018.

HORÁRIO

MANHÃ 8:00 ÁS 11:00 Horas /TARDE 14:00 ÁS 16:00 Horas

Lista de pré-selecionados - cursos GERAR

CESJO divulga lista de pré selecionados para inserção aos cursos do Projeto GERAR!


ATENÇÃO!!!
PROJETO GERAR
 
DOCUMENTAÇÃO NECESSARIA PARA REALIZAR A INSCRIÇÃO
 
CRONOGRAMA DE FASES:
08/01/2018 a 09/01/2018 Inscrições
12/01/2018 Lista de pré-selecionados
15/01/2018 a 16/01/2018 Entrega de documentos
17/01/2018 Lista de excedentes
18/01/2018 Entrega dos documentos dos excedentes
22/01/2018 Aula Inaugural
 
1 FOTO 3X4 (ATUALIZADA)
RG (XEROX)
CPF (XEROX)
COMPROVANTE DE ESCOLARIDADE (DECLARAÇÃO ORIGINAL E ATUALIZADA OUCERTIFICADO DE CONCLUSÃO)
COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA (ATUALIZADA)
OBSERVAÇÃO:A ENTREGA DOS DOCUMENTOS SERÁ REALIZADA NOS DIAS 15 E 16 DE
JANEIRO DE 2018.
HORÁRIO
MANHÃ 8:00 ÁS 11:00 Horas /TARDE 14:00 ÁS 16:00 Horas

Classificação final - Processo Seletivo 01/2017

CESJO divulga lista de classificados finais do processo seletivo 01/2017.


Os profissionais contratados iniciarão a prestação dos serviços logo após assinatura do instrumento contratual, com exceção dos candidatos que estiver em cadastro reserva. Vale ressaltar que o referido processo seletivo tem duração de dois (02) anos, a partir da data de publicação do edital.

Inscrições para cursos - Projeto GERAR

CESJO abre inscrições para o 2º Ciclo de cusos pelo projeto GERAR em parceria com a ALCOA!


ATENÇÃO!!!

Antes de iniciar a inscrição, saiba exatamente qual a sua pretensão de curso e os horários. Não esqueça de olhar os requisitos mínimos exigidos.

                    INSCRIÇÃO AS 10:00 DO DIA 08/01/2018 ATÉ O DIA 09/01/2018 ÀS 17:00

                                    SOMENTE SERÁ ACEITA UMA INSCRIÇÃO POR CPF

REQUISITO PARA TODOS OS CURSOS:

                   **** SER MORADOR DA CIDADE OPERÁRIA OU BAIRROS CIRCUNVIZINHOS**** 

Requisitos para os cursos de ELETRICISTA INDUSTRIAL E OPERADOR DE COMPUTADOR:

 - A PARTIR DE 16 ANOS

 - A PARTIR DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO

Requisitos para os cursos de PROMOTOR DE VENDAS

 - TER NO MÍNIMO 18 ANOS

 - ENSINO MÉDIO COMPLETO

Requisitos para os cursos de PADEIRO:

 - A PARTIR DE 18 ANOS

 - ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO

DATA

EVENTO

08/01/2018 a 09/01/2019

Inscrições

12/01/2018

Lista de pré-selecionados

15/01/2018 à 16/01/2018

Entrega de documentos

17/01/2018

Lista de excedentes

18/01/218

Entrega de documentos dos excedentes

22/01/2018

Aula inaugural

 

Lista de classificados para etapa - Processo seletivo 01/2017

CESJO divulga lista de classificados para 3ª etapa do processo seletivo 01/2017 para Centro Dia Infantil.


Após abertura dos envelopes no dia 30/01/2017 pela banca avaliadora do processo seletivo, composta pela Coordenação Administrativa, Coordenação do Serviço, do serviço e coordenação de gestão com pessoas do instituto, e o processo da 2ª etapa, que visou o avaliar o conhecimento dos candidatos, o CESJO divulga a lista de classificados para a 3ª etapa.

Acompanhe as fases do processo abaixo:

FASES DO PROCESSO

1ª ETAPA

Entrega de Currículos

29/12 das 8:00 as 11:00 e das 14:00 as 17:00

Divulgação dos Classificados

02/01/2018

2ª ETAPA

Dinâmica de grupo e questionário

03/01/2018

Divulgação dos Classificados

04/01/2018

3ª ETAPA

Aplicação do Teste Psicológico tarde às 14:00

 

05/01/2018

Entrevista Individual

08/01/2018

Resultado Final

09/01/2018

 

Classificados para etapa seletivo 01/2017

CESJO divulga lista de classificados 2ª etapa do processo seletivo 01/2017.


Foram mais de 330 currículos recebidos e analisados pela equipe técnica do CESJO na 1ªetapa do processo seletivo. No final de todo processo serão 10 vagas para cuidador sendo dessas 2 vagas em cadastro reserva e 7 para auxiliar de Cuidador sendo dessas 2 para cadastro reserva.

A segunda 2ª etapa será dia 03/01/2018 às 14:00hs. O conteúdo do questionário estará pautado nas orientações sobre o serviço de proteção social especial para pessoas com deficiência e suas famílias, ofertado em Centro-Dia e Centro Dia Infantil.

Acompanhe as datas abaixo:

 

FASES DO PROCESSO

1ª ETAPA

Entrega de Currículos

29/12 das 8:00 as 11:00 e das 14:00 as 17:00

Divulgação dos Classificados

02/01/2018

2ª ETAPA

Dinâmica de grupo e questionário

03/01/2018

Divulgação dos Classificados

04/01/2018

3ª ETAPA

Aplicação do Teste Psicológico tarde às 14:00

 

05/01/2018

Entrevista Individual

08/01/2018

Resultado Final

09/01/2018

 

Processo Seletivo - Centro Dia

TERMO DE REFERÊNCIA DE PROCESSO SELETIVO N.º 01/2017 PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CARGO DE CUIDADOR E AUXILIAR DE CUIDADOR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DO SERVIÇO CENTRO DIA, PRIORITARIAMENTE CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS COM MICROCEFALIA.



O Instituto Pobres Servos da Divina Providência - IPSDP, entidade privada sem fins lucrativos, inscrita no CNPJ: 92.726.819/0012-01, com sede na Av. Duzentos e três, 100A, bairro Cidade Operária, São Luís - MA, entidade selecionada pela Prefeitura Municipal de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social ? SEMCAS, através do Termo de Cooperação  nº 03/2017 ? SEMCAS, torna público e CONVIDA os interessados a apresentarem currículos, visando à contratação de profissionais para prestação de serviços por prazo indeterminado na cidade de São Luís - MA, conforme detalhado a seguir, no âmbito do Serviço Centro Dia de Referência para Pessoa com Deficiência, na função de Cuidador de Pessoa com Deficiência e Auxiliar de Cuidador.

 

 

 

 

 

 

 

 

Baile da Diversidade - Centro dia

No dia 21 de dezembro, no espaço físico do Centro Dia aconteceu o 3º Baile da Diversidade. O evento é alusivo ao Dia 3 de dezembro "Dia Internacional da Pessoa com Deficiência" e também como objetivo de confraternizar com os usuários, cuidadores familiares e equipe de serviço.

Baile da Diversidade - Centro Dia

Coworking IFMA - Espaço do empreendedor

No dia 13 de dezembro aconteceu no CESJO o IENCONTRO COWORKING IFMA - ESPAÇO DO EMPREENDEDOR. As pessoas interessadas em participar do evento colaboraram com 1kg de alimneto não perecível que foi doado para as Casas Lares do Lar Calábria. 

Leia mais

A arte de Educar

Formação Calabriana - Núcleo de Ensino Regular ? NER
 
O Serviço de Animação Pastoral do CESJO realizou no dia 30.08.17 na Sala São João Calábria dois momentos formativos (manhã e tarde) com os professores e colabores do NER.
Leia mais

III Mostra Cultura do Centro Dia

Aconteceu na semana passada, dia 23 de agosto a III Mostra Cultural do Centro Dia.
A Mostra está na sua terceira edição e tem como propósito apresentar para os familiares dos usuários bem como a comunidade os trabalhos feitos pelos atendidos e pelos pais.
Leia mais

CESJO assina termo de aceite para implantação do Centro Dia Infantil

O Prefeito Edvaldo Holanda juntamente com o Diretor Operacional do CESJO, Irmão Roque Kasmirski, a  Representante do Ministério de Desenvolvimento Social, Deusina a Secretária da SEMCAS, Andrea Launde, assinaram ontem dia 23 de agosto, o Termo de Aceite  e Compromisso para implantação do Centro Dia  de Referência  para Crianças  de 0 a 6 anos  com Microcefalia  e Deficiência Associadas.
Leia mais

Dia dos Pais do CESJO

Ser pai é ter compromisso.
E usar como artifício.
O seu jeito de amar.
É sentir muita alegria.
De estar em sintonia.
Como a areia e o mar.
Leia mais