Institucional

A Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência tem como príncípio, uma união concreta e direta com o Casante da Obra (conhecido como Superior Geral). Assim quis São João Calábria, nosso fundador e assim é até hoje. Para nos manter-mos em plena comunhão com ele, somos divididos por Delegações e não por Províncias, como é costume nas maiorias das Congregações. As Delegações possuem um Delegado do Casante e um Conselho de Delegação, mas, não são autonômas e em sua direção não precisa necessariamente ser um padre, podendo assim, ser um irmão.

 O Órgão máximo numa Delegação é a Assembleia Geral de Delegação (AGD), onde todos os religiosos pertencentes naquela região eclesiástica estão presentes. A AGD, gera um documento final, após o seu trabalho que é chamado de Plano Global de Ações (PGA) e no ano de 2015, ultima AGD da Delegação Nossa Senhora Aparecida, deliberou os princípios norteadores para o triênio 2015-2017, conforme abaixo.

 

 Queridos irmãos e irmãs,

 

      ?Tenhamos bem presente que cabe a nós, com a nossa cooperação e fidelidade conservar o espírito em sua integridade. Então essa Obra irá para frente, realizará os divinos desígnios e nós seremos eternamente gratos ao Senhor que, por um gesto especial de sua bondade e misericórdia, aqui nos chamou.? (S. João Calábria)

      O III Plano Global de Ação, elaborado na Assembleia Geral da nossa Delegação realizada em Farroupilha entre os dias 14 a 17 de janeiro de 2015, deve orientar e animar a vida da nossa Delegação neste triênio de 2015-2017. O Plano Global de Ação (PGA) incide sobre ações que devem ser tomadas. É algo extremamente importante, tão fundamental que pode dar origem a um planejamento estratégico, ou basear-se neste, tanto para medidas de correção de problemas quanto para sua prevenção; é o nosso instrumento que irá descrever ações necessárias para atingirmos o resultado prático desejado no triênio. Deve ser usado por todos, para nos conduzir a um serviço de verdadeira e profunda unidade; fonte de comunhão e participação para toda a Delegação.

      Por isso, ?enraizados e alicerçados no Amor? (Ef 3,18), na alegria de viver a radicalidade do Evangelho e a confiança na providência é que firmamos nossos passos na vivência de ações concretas no seguimento de Jesus Cristo. A prática das ações deste nosso plano exige um esforço conjunto de construirmos uma Delegação propulsora de crescimento, tendo como base a riqueza do nosso Carisma. 

Que o triênio seja a oportunidade que Deus Pai nos dá para avançarmos na vivência do seu Amor. Desejo que Nossa Senhora Aparecida, nossa querida e terna mãe, nos acompanhe e nos oriente no seguimento de seu Filho.

 

Pe. Gilberto Bertolini

Porto Alegre, março de 2015

 


VISÃO

Queremos ser uma delegação de discípulos irmãos missionários, testemunhas da alegria do evangelho; buscando resgatar a beleza do carisma calabriano mediante a vida fraterna, o espírito de família e o amor aos pobres avivando a Paternidade de Deus que tudo provê para o nosso maior bem.

MISSÃO

Promover relações fraternas e solidárias que evidenciam a fé e a confiança na providência e a promoção do Reino de Deus.

VALORES 

  • Espiritualidade
  • Diálogo
  • Solidariedade
  • Acolhida
  • Participação
  • Alegria
  • Entusiasmo
  • Criatividade