OFICINA DE CADEIRAS DE RODAS DO CENTRO CALABRIANO

Visando promover a melhoria na locomoção das pessoas com  deficiência que fazem uso da cadeira de rodas, o CESJO por meio do Projeto Oficina de Manutenção de  Cadeira de Rodas, no ano de 2020 iniciou esta atividade em prol da comunidade da macrorregião da  cidade operária e áreas adjacentes, assim como, ofertou este serviço para os usuários dos serviços  Centros Dia Adulto e Infantil, para os beneficiários do Centro Calabriano, e para os atletas do Basquete  em Cadeira de Rodas realizado pela ASPAMA que fazem uso da cadeira. 
Ao tratarmos sobre a questão da pessoa com deficiência observamos que existem  impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em  interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade  em igualdades de condições com as demais pessoas (ONU 2008). O Brasil tem 45,6 milhões de  pessoas com deficiência, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Dos  cerca de 190 milhões de brasileiros, com pelo menos uma deficiência, seja visual, auditiva,  motora ou intelectual, somam 23,9%. O IBGE destaca que a região nordeste registra os maiores  níveis para todas as deficiências. Ao fazermos um recorte na cidade de São Luis ? MA, a  macrorregião da Cidade Operaria é a segunda maior concentração de pessoas com deficiência. 
A iniciativa do I-MEDICAL em ajudar essa causa nos remete a responsabilidade que esta empresa possui  com a garantia dos direitos da pessoa com deficiência, principalmente no direito de ir e vir, pois, a partir do momento que gratuitamente se oferece um serviço para uma comunidade vulnerável e excluída 
devido as barreiras arquitetônicas e atitudinais, conseguimos avançar na participação da pessoa com  deficiência na vida comunitária. 
 
A abertura oficial da Oficina foi tema de reportagem em uma emissora de televisão local: Link