SINAL DE PROVIDÊNCIA EM TERRAS MARANHENSES

O sinal da Providência em terras maranhenses: um olhar sobre as vulnerabilidades sociais da população do bairro da Cidade Operária.

Ao longo desses 35 anos de atuação, temos experienciado muitos sinais da Providência em terras maranhenses, em especial no bairro da Cidade Operária, onde se concentra boa parte das atividades desenvolvidas pelo Lar Calábria e pelo Centro Educacional e Social São José Operário.

Nessas três décadas de presença da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência em São Luís mais de 350 mil pessoas foram beneficiadas direta e indiretamente com os serviços ofertados pelo Instituto, promovendo verdadeiras transformações de vidas.

Referência em acolhimento

Os Pobres Servos da Divina Providência iniciaram em 1983 sua primeira atividade na capital maranhense, com o acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em São Luís, no bairro do Centro. Em 2019, a congregação completou mais de três décadas de atuação sendo, até os dias atuais, referência em acolhimento institucional de crianças e adolescentes em todo município.

O jeito Calabriano de ser e fazer as coisas faz toda a diferença. Ao acolher os menos favorecidos - que estavam em situação de rua, sem esperança e marginalizados -, os Pobres Servos colocavam em prática o verdadeiro e genuíno espírito da Obra Calabriana de "ir aonde ninguém vai". As necessidades humanas por serviços básicos, acolhimento digno e ambiente similar ao familiar ainda são urgentes, e, diante dessa realidade social, os acolhidos veem na instituição um sinal de esperança.

Minha experiência em terras maranhenses - Sinais da Providência

Sou Ir. Roque Kasmirski - PSDP e estou em terras maranhenses desde 31 de dezembro de 2012. O primeiro sinal da Providência foi poder  iniciar, em 2013, na Comunidade Religiosa dos Pobres Servos em São Luís, juntamente com meus coirmãos Pe. Adelmo Cagliari, Pe. Sander Patalo, Ir. Claudemir Lemos e Pe. Manuel de Oliveira. Passamos a virada do ano juntos e, em menos de uma hora, a partir da fala deles, deu para perceber um panorama da realidade da missão que daria continuidade em São Luís: Unificação da gestão do CESJO e Lar Calábria, processo já iniciado pelo Ir Gedovar Nazzari; Implantação do Centro Dia Adulto; Ampliação das Casas Lares; Revitalização dos espaços dos cursos; Partilhamento de espaços para atividades da Paróquia, e outras questões que mereceriam atenção como sustentabilidade e colegialidade, planejamento, Formação Calabriana, SECAJU?

Iniciei o ano um tanto preocupado, então busquei em Calábria a motivação e forças para seguir. Fiz meu propósito interior de pedir a Deus ?Sinais? para que, na gestão das atividades, pudesse discernir e tomar decisões sempre junto com o Conselho a partir dos sinais que Deus fosse colocando em nossas vidas. Continue lendo aqui...A Ponte