CESJO E UNICEF REALIZAM OFICINAS REMOTAS DURANTE A QUARENTENA PARA ADOLESCENTE E JOVENS

Um dos projetos permanentes executados pelo Centro Educacional e Social São José Operário (Cesjo) é o Viva Melhor Sabendo Jovem ? Novos Horizontes, iniciativa do Fundo da Nações Unidas para a Infância (UNICEF), que acontece em outras 10 capitais do Brasil. Em São Luís é a 2ª edição, voltado para jovens e adolescentes, principalmente aqueles em maior vulnerabilidade social. Durante o período de distanciamento social, o VMSJ tem realizado atividades remotas semanais, como oficinas, capacitações, acompanhamento e roda de diálogos, todas de forma gratuita, online, abertas ao público em geral e com certificação.

Os interessados podem procurar o perfil do projeto no Instagram (www.instagram.com/vmsjslz) e Facebook (www.facebook.com/vmsjslz) e solicitar o link de participação via mensagem. As oficinas acontecem todas as quartas-feiras, às 19h, na plataforma Zoom. As próximas tratarão sobre "Quebrando Tabus" (03/06) e "Prevenção positiva" (10/06). Todos os temas permeiam assuntos inerentes a juventude, com o objetivo de capacitar os participantes para serem mobilizadores sociais, que futuramente atuarão em locais de garantia dos direitos e controle social, como postos de saúde, escolas e outros espaços que ocupam.

 Também estão previstas outras formações para auxiliar e incentivar a produção de conteúdono período de quarentena, em que os jovens estão utilizando mais a internet, como oficinas para aprender a utilizar o aplicativo Canva (criação de artes digital), desenvolver habilidades com Storytelling (narrativas convincentes online), e Organização Financeira. Já foram realizadas sobre "Gênero e sexualidade", "Empoderamento Feminino", ?Protagonismo Juvenil", "Direitos sexuais e reprodutivos", "Depressão e suicídio", ?Preconceito? Tô fora" e "Estratégias de enfrentamento da violência na internet " o que fazer se testemunhar ou for vítima?".

 A principal meta do projeto é contribuir para prevenir à epidemia de HIV/AIDS e outras IST's. Desta maneira, a partir de junho, irá iniciar o encaminhamento da comunidade para testagens no CTA Anil, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus). O VMSJ pretende aumentar as ações de testagem e diagnóstico do HIV e outras IST e vincular os casos diagnosticados ao tratamento, manter o tratamento continuado dos casos de HIV e tratar adequadamente os casos de sífilis, e implementar ações de Prevenção Combinada para diminuir novas infecções.

 É um projeto que se denomina livre de preconceitos, que quer abraçar todas as expressões juvenis, independente de gênero, classe, etnia, orientação sexual ou credos religiosos.