I ENCONTRO NACIONAL DE PASTORAIS

No dia 17 de abril, colaboradores e religiosos(as) que atuam nas equipes de pastoral das diversas atividades calabrianas reuniram-se virtualmente para o I ENCONTRO NACIONAL DE PASTORAIS.

Devido a impossibilidade da realização do encontro presencial, seguindo as orientações para evitar o contágio do novo corona vírus, o evento aconteceu por videoconferência, cada Unidade apresentou suas experiências, projetos e ações pastorais. Foi um momento muito rico, de troca e aprendizado para todos, oportunizando o conhecimento da beleza e da diversidade daquilo que cada pastoral realiza junto aos colaboradores, beneficiários e familiares, buscando especialmente cultivar a espiritualidade e o Carisma calabriano.

O momento contou com a presença do Delegado Pe. Gilberto Bertolini, que está acompanhando e orientando essa articulação nacional, e também do coordenador da Coordenação de Pastoral dos Maristas (Província Sul-Amazônia) José Jair Ribeiro (Zeca), que está auxiliando na questão de gestão e metodologia pastoral.

Nos próximos dias as equipes de pastoral estarão reunidas novamente para dar continuidade às propostas do encontro, com o objetivo de dialogar sobre o Mapeamento Pastoral (breve diagnóstico elaborado a partir um questionário respondido pelas Unidades em todo o Brasil), a fim de aprofundar o conhecimento sobre o trabalho realizado e delinear linhas de ação conjuntas, criando uma maior identidade e fortalecendo a atuação pastoral calabriana nas atividades assistenciais, educacionais e sanitárias.

Esse primeiro momento de encontro foi bastante simples, mas certamente um marco importante para o início dessa organização nacional e para um caminho de fortalecimento da dimensão pastoral calabrianas em nossas Unidades, buscando ser, como nos diria São João Calábria, um ?farol aceso na noite escura do mundo?.