CANTATA NATALINA 2018

Cantata é um gênero de composição vocal-instrumental, predominantemente religiosa, em vários movimentos. Este gênero foi muito explorado, no período barroco, por compositores tais como Johann Sebastian Bach, que escreveu mais de duzentas cantatas, muitas delas com trechos famosos, como é o caso do coral Jesus Bleibet Meine Freude, (Jesus, alegria dos homens).

Foi a partir desse contexto histórico/musical que foram nascendo as cantatas natalinas com a finalidade de ambientar o espírito do Natal. As tradicionais melodias com múltiplas adaptações, de acordo com cada região ou país recordam ano após ano o nascimento de Jesus, aquele que para os cristãos é a luz do mundo, o salvador da humanidade.

Diante dos dados históricos acima citados podemos afirmar que a Cantata Natalina 2018, bem como as anteriores teve com primazia o zelo pela continuidade histórica e ao mesmo tempo, oportunizar aos colaboradores, usuários, parceiros e comunidade em torno do Centro Educacional e Social São José Operário (CESJO) uma vivência do espírito natalino.

Para que chegássemos ao ápice da cantata muitos fios foram se tecendo: encontros, contatos, articulações, divulgação, ensaios, organização e ambientação do espaço. Tudo feito dentro de um espírito comunitário. Sem a participação ativa de cada pessoa não teríamos chegado ao sucesso alcançado.

Mais de 80 pessoas dividiram o palco do auditório/capela São José Operário. Entre eles e elas, Regina e Deoclaydson (animadores do palco), músicos, vocais e bailarino.

O espetáculo obedeceu a seguinte ordem:

  1. Abertura: Sofia  
  2. Casas Lares: A História do Natal (Fantoches)
  3. Texto - Apressa-te Maria em responder: Ir. Luiz
  4. Música: Maria e o Anjo: Auricéia e Marcos Aurélio 
  5. Centro Dia Infantil ? Coral - Envolvidos Numa Canção
  6. Centro Dia Adulto ? Um Natal de Inclusão e Paz
  7. Administração: Anunciação (Música de Alceu Valença)
  8. Escola: Ave Maria Sertaneja e a tradicional (mesclado com poemas)
  9. Mensagem Final, Despedida e Agradecimentos: Ir. Roque
  10. Escola: Noite Feliz (versão reggae)

A cada ano a Cantata Natalina oportuniza a descoberta de talentos, desenvolve a dimensão da participação, da formação, da responsabilidade e da valorização das pessoas.