SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO

O Centro Educacional e Social São José Operário - CESJO participou da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Maranhão - SNCT que aconteceu de 16 a 20 de outubro no MultiCenter SEBRAE, trazendo como temática "Ciência para redução das desigualdades".

O CESJO apresentou em um único stand dois dos vários serviços oferecidos à comunidade que são o Centro Dia Adulto (Serviço da Assistência Social para Pessoas com Deficiência de 18 a 59 anos) que há quatro anos vem promovendo a autonomia e independência de seus usuários, bem como fortalecendo os vínculos familiares e comunitários daqueles. E o Centro Dia Infantil (Serviço Especializado da Assistência Social para crianças de 0 a 6 anos com deficiência), que é o mais novo serviço da Instituição. Há nove meses vem garantindo cuidados às crianças com deficiências e suas famílias, em virtude da situação de dependência e risco por direitos violados, por meio de um conjunto de ações e atividades de cuidados básicos, visando o fortalecimento de vínculos.

O evento acontece todo mês de outubro sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia Inovação e Comunicações (MCTIC), por meio a Coordenação-Geral de Popularização e Divulgação da Ciência. Conta com a colaboração de Secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços cientifico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. A SNCT tem como objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congreguem instituições interessadas em realizar atividades de divulgação cientifica em todo o país.

A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos.

Esse ano com o tema relaciona-se com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável-ODS estipulados pelas Nações Unidas, especificamente o de número 10 (redução das desigualdades).

O evento também proporcionou a equipe do CESJO conhecer outros serviços e tecnologias que poderão aprimorar as atividades desenvolvidas além da divulgação dos serviços já executado no Centro.