C.E. SÃO JOSÉ OPERÁRIO - RODA DE CONVERSAS

Aconteceram de 23 a 26 de abril de 2018 as rodas de conversa com alunos e alunas do Centro de Ensino São José Operário. Os diálogos das rodas giraram em torno de dois temas: Integração Grupal e Fraternidade e Superação da Violência.

Para as turmas do 1º ano, o tema em foco foi a Integração Grupal. A abordagem desse tema teve como objetivo diagnosticar em cada turma, o nível de integração já constituído nos primeiros meses do ano letivo.

Uma vez diagnosticado, selecionamos aquilo que é favorável para uma boa convivência e minimizamos os elementos que interferem negativamente na convivência humana dentro do recinto da Escola.

Salientamos que todo o processo das rodas de conversa partiu de animadas e envolventes dinâmicas, entre elas, os jogos de biodança e danças circulares. Todas as dinâmicas contaram com a máxima participação de todos.

Para as turmas dos 2º e 3º anos as conversas partiram do tema da CF 2018 ? Fraternidade e Superação da Violência.

Os diálogos iniciais tiveram como referência o texto base da CF 2018 na sua sábia metodologia: VER, JULGAR E AGIR.

VER: fizemos um levantamento das diversas formas de violência existente na sociedade brasileira. Para esse momento fizemos uso de diversos vídeos devidamente selecionados que abordavam o tema em foco.

JULGAR: partimos da palavra de Jesus, onde ele afirma que a violência brota do coração humano. ?Nada que, de fora, entra na pessoa pode torná-la impura. (...) Pois é de dentro do coração humano, que saem as más intenções: imoralidade, roubo, crimes, adultério, ambições sem limites, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho e falta de juízo? (Mc 7,14-15.21-23).

Concluímos esse ponto afirmando que o coração do ser humano precisa ser pacificado para que possa superar a ideia que o outro é um risco a ser eliminado.

AGIR: nossas ações de superação da violência devem partir do lema da CF 2018 ? ?Somos todos irmãos? (Mt 23,8). Portanto é necessário eliminar do nosso convívio escolar a violência verbal e física.  Somos todos irmãos, por isso deve reinar em nosso ambiente educacional a cultura da paz e da fraternidade.